Projeto de lei permite uso de leitos privados pelo SUS

Medida é voltada para tratamento de pacientes com covid-19; texto ainda precisa de análise na Câmara dos Deputados.

O Senado Federal aprovou Projeto de Lei que prevê requisição obrigatória de leitos privados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus. Pelo texto, a saúde pública poderá aproveitar leitos de hospitais privados que estejam ociosos.

Segundo o relator do projeto, senador Humberto Costa (PT-CE), o poder público local, prefeitura ou governo estadual, negociaria com a unidade hospitalar privada leitos que estiverem abaixo de 85% de ocupação na UTI. De acordo com a proposta, o governo poderá pagar pelo leito e o administrará enquanto for utilizado pelo SUS.

O Projeto de Lei prevê ainda que o uso obrigatório deverá ser precedido da tentativa de contratação emergencial, seguindo trâmites legais previstos, com devido chamamento público. Caso a licitação não seja bem-sucedida, o poder público local pode fazer a requisição compulsória.

O senador Humberto Costa (PT-CE) também afirmou que o Projeto de Lei trará mais organização na garantia de leitos na saúde pública a pacientes com covid-19. O texto ainda precisa de aprovação na Câmara dos Deputados.

GIRO DE NOTÍCIAS / Agência do Rádio

Related posts

Piso da assistência social pode gerar impacto de R$1 bilhão em municípios

Entenda projeto que amplia prazo para estados e municípios aplicarem recursos da saúde

Câmara terá semana marcada por debate sobre adultização infantil e pressão por votação do Imposto de Renda