Prorrogado prazo para georreferenciamento de imóveis rurais

O prazo limite para a exigência de certificação de georreferenciamento dos imóveis rurais objeto de transferência foi prorrogado até outubro de 2029. A determinação consta no Decreto n° 12.689, de 2025, editado pelo governo federal. 

A sugestão de ampliar o prazo em quatro anos foi apresentada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). A pasta levou em conta as dificuldades enfrentadas pelos proprietários de imóveis rurais. 

Da forma que se encontrava o escalonamento da exigência anteriormente, era notado “um número excessivo de imóveis rurais em situação de irregularidade cadastral e registral”, conforme analisou o governo. 

Agronegócios: Nordeste e Centro-Oeste dominam ranking dos municípios mais desenvolvidos na agropecuária

Após a decisão, o georeferenciamento nas hipóteses de desmebramento, parcelamento, remembramento ou qualquer situação de transferência de imóveis agora só será exigido a partir do dia 21 de novembro de 2029.

Para o governo, a unificação do prazo permite que os proprietários de imóveis rurais de quaisquer dimensões tenham mais tempo para organizar um planejamento, assim

como a efetivação do georreferenciamento.
 

Related posts

Ano eleitoral não é desculpa para interrupção de políticas públicas, avalia especialista

MEIs excluídos do Simples Nacional têm até 31 de janeiro para regularizar pendências

Bahia lidera ranking de casos de mortes violentas em 2025, com quase 4 mil vítimas