Reforma tributária e transição energética são destaques desta semana no Congresso Nacional

Com a proximidade do recesso parlamentar, os congressistas terão uma semana agitada para tentar avançar com temas relevantes. No Senado Federal, por exemplo, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deve votar nesta quarta-feira (11) a regulamentação da reforma tributária – prevista no projeto de lei complementar 68/2024.

O relator da proposta, senador Eduardo Braga (MDB-AM), deve apresentar um substitutivo ao projeto ainda nesta segunda-feira (9). O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que até o dia 19 de dezembro a Casa contará com votações presenciais às terças, quartas e quintas-feiras. Diante disso, ele fez um apelo para que os senadores compareçam às sessões neste período.  

Sem muita expectativa de votação este ano – mas com alguma possibilidade – outro tema que está no radar nesta semana é o pacote de corte de gastos do governo – previsto no projeto de lei 4614/2024 e no projeto de lei complementar 210/2024, ambos com regime de urgência aprovado na última semana. 

Marco dos bioinsumos: representantes do agro defendem importância do projeto aprovado no Senado

Além dessas matérias, outras proposições deverão compor a pauta do Congresso Nacional, como é o caso do projeto de lei 327/2021, que cria o Programa de Aceleração da Transição Energética, além do projeto de lei que trata do aproveitamento de energia eólica offshore para expandir a produção de eletricidade no país, o PL 576/2021.

As comissões do Senado também devem votar, ao longo dos próximos dias, algumas indicações do governo federal, como embaixadores na Comissão de Relações Exteriores; membros do Conselho Nacional de Justiça e do Superior Tribunal Militar, por exemplo.  
 

Related posts

Congresso promulga isenção de IPVA para veículos terrestres com mais de 20 anos de fabricação

Congresso promulga isenção de IPVA para veículos terrestres com mais de 20 anos de fabricação

PEC que isenta do IPVA veículos com mais de 20 anos segue para promulgação