Senador Carlos Viana pede indiciamento de 14 funcionários da Vale e outras três empresas

O senador é relator da CPI de Brumadinho.

Ao apresentar o parecer final da CPI criada no Senado para investigar o rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, na região Metropolitana, o senador Carlos Viana (PSD), solicitou o indiciamento de 14 funcionários da Vale e da TÜV SÜD, além do indiciamento das próprias empresas. O parecer final foi lido nesta terça-feira (2).

Os membros que integram a CPI podem votar ainda hoje o relatório do senador, que em caso de aprovação, poderá ser encaminhado ao Ministério Público, para que se inicie uma avaliação para a possibilidade de levar os investigados à Justiça.

Entre os investigados está o presidente, afastado desde março, Fábio Schvartsman, e alguns funcionários que eram responsáveis pelos procedimentos de segurança e estabilidade da barragem. Alguns desses funcionários já haviam sido presos, porém foram liberados.

A TÜV SÜD foi contratada pela Vale, para fazer auditoria nas barragens e passou a ser investigada a partir do momento em que emitiram laudo atestando a estabilidade da estrutura do depósito de rejeitos de mineração.

GIRO DE NOTÍCIAS  A/M

Related posts

Ano eleitoral não é desculpa para interrupção de políticas públicas, avalia especialista

MEIs excluídos do Simples Nacional têm até 31 de janeiro para regularizar pendências

Bahia lidera ranking de casos de mortes violentas em 2025, com quase 4 mil vítimas