Sudeste registra recorde mensal de passageiros e reforça papel estratégico na aviação brasileira

Os aeroportos do Sudeste registraram 4,6 milhões de passageiros domésticos em outubro de 2025, o maior volume já registrado. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o número representa um crescimento de 8,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Com a entrada de 980 mil viajantes internacionais, a região totalizou 5,6 milhões no mês, um resultado que coloca o Sudeste como polo estratégico da aviação nacional, responsável por cerca de 51% das partidas domésticas. Os principais terminais da região centralizam o fluxo de passageiros:

  • Guarulhos e Congonhas (São Paulo): lideram a movimentação e concentram 51,5% do fluxo doméstico do Sudeste.
  • Viracopos (Campinas) e Confins (Belo Horizonte): se destacam pelo equilíbrio operacional.
  • Galeão e Santos Dumont (Rio de Janeiro): respondem por quase 19% da movimentação regional.

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, “os números mostram que a aviação brasileira vive um dos melhores momentos da sua história. O crescimento no Sudeste reforça a força da nossa malha aérea e o trabalho permanente do Governo Federal para ampliar conectividade, melhorar infraestrutura e garantir que cada vez mais brasileiros possam viajar de avião”.

Desempenho mensal

Entre os aeroportos com maior movimentação de passageiros no Sudeste em outubro, o Galeão (RJ) se destacou com alta expressiva de 26,8%, impulsionada pela retomada de rotas e aumento da oferta.

Aeroporto (Estado) Crescimento (%) em outubro/2025
Galeão (RJ) 26,8%
Guarulhos (SP) 10,5%
Congonhas (SP) 6,5%
Viracopos (SP) 4,3%
Confins (MG) 1,0%

Fonte: MPor

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) avalia que, em 2025, o Sudeste deve registrar um crescimento histórico no fluxo de passageiros. Até outubro, os terminais da região receberam mais de 42 milhões de viajantes. O maior volume anual até o momento é de 47.614.719 passageiros, registrado em 2024.

Imagem: Dados da Região Sudeste. Fonte: MPor/Anac

Recorde nacional

Em outubro de 2025, os voos domésticos no Brasil transportaram cerca de 9 milhões de passageiros, quantidade inédita para o mês e a quarta maior da série histórica, atrás apenas de janeiro de 2015 e 2020 (ambos com 9,3 milhões) e julho de 2025 (mais de 9 milhões). O número representa alta de 9,1% em relação a outubro de 2024.

Nos voos internacionais, os aeroportos receberam 2,3 milhões de passageiros, aumento de 9,3% frente ao mesmo período do ano passado. Ao todo, 11,3 milhões de viajantes passaram pelos aeroportos brasileiros em outubro.

VEJA MAIS:

Related posts

Imagem da Seleção Feminina de Futebol é positiva para 7 em cada 10 brasileiros, segundo pesquisa

Reconstrução da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira vai normalizar rotas agrícolas e reduzir valor do frete, projeta Aprosoja

Lotofácil 3550 de hoje: confira os números e o resultado do sorteio deste sábado (29/11)