Home » UFV e Prefeitura de Viçosa firmam parceria para auxiliar pequenos produtores de leite da Zona da Mata

UFV e Prefeitura de Viçosa firmam parceria para auxiliar pequenos produtores de leite da Zona da Mata

por Barbacena em Tempo
0 Comente

A Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Viçosa firmou uma parceria com o departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) para ajudar os produtores de leite da região. O convênio ainda será assinado pelo Executivo e pela instituição nos próximos 15 dias.

O programa “Família do Leite”, que já é um projeto de extensão da instituição de ensino, funciona desde de 2012 com o objetivo de treinar estudantes dos cursos de agronomia, medicina veterinária e zootecnia na bovinocultura leiteira, além de fornecer assistência técnica aos pequenos produtores de leite de Viçosa e das cidades vizinhas.

De acordo com o Executivo, a nova parceria vai garantir mais produtividade e crescimento para o setor. “O projeto oferece todo um acompanhamento ao produtor, com visitas nas proprieadades. Eles receberão serviços de agronomia, zootecnia, veterinária, fitotecnia, economia rural dentro dos locais, e isso é benéfico para o pequeno produtor, que muitas vezes não tem conhecimento teórico nem prático para empreender”, pontuou o secretário de Agropecuária, Marcos Roberto Fialho.

O professor da UFV, Marcos Inácio Marcondes, destacou outros serviços que beneficiam o produtor. “Nós iremos visitá-los umas duas vezes por mês, depende da situação. Vamos analisar todos os processos do produtor, desde os controles de custos, racionamento do gado até a situação dos canaviais e plantações de milho. Depois, vamos entregar um relatório com todas as análises técnicas”, disse.

Ainda segundo o docente, o programa é voltado para os produtores que realizam atividades leiteiras com mão de obra predominantemente familiar. Eles devem estar a até 50 km de distância de Viçosa e precisa ser receptivo a novas ideias e tecnologias.

“Trabalhamos com o produtor que quer crescer e mudar o que está errado. Atualmente, lidamos com gente que tem 35 vacas e outros que tem duas vacas. Não descartamos, queremos que eles cresçam e que isso provoque futuros dissemiinadores, enquanto os estudantes aprendem com a prática do trabalho”, reforçou.

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados