Certa vez um jovem, já cansado de tanto brigar porém só apanhar nas ruas, ficou sabendo da existência de um mestre em artes marciais, então resolveu procurar o mestre.
Lá chegando, perguntou-lhe o mestre: “—-em posso ajudá-lo meu rapaz?”. o jovem respondeu: “—-mestre, não aguento mais apanhar de todo mundo pelas ruas”.
Então o mestre volta-se para ele e o indaga: “Mas em que posso servi-lo?”.
O rapaz responde-lhe: “Mestre, quero que me ensine a lutar, para eu também bater e machucar as pessoas e mostrar à elas, que sou grande”.
Um enorme silêncio tomou o ambiente por alguns instantes, logo após o mestre voltou os olhos para o jovem e perguntou-lhe: “Então você quer aprender à lutar, para bater e machucar as pessoas e mostrar à elas que você é grande?”.
E o jovem respondeu imediatamente: “Sim mestre, sim. o mestre então concluiu: “Meu jovem, então vá e primeiro aprenda à ser grande, pois machucar as pessoas é fácil e nem sempre é necessário bater”.
Vigie sua boca, sua língua, meça sua palavras, primeiro medite sobre as frases que pretende proferir à alguém, pois ser franco, aberto e transparente, nada tem a ver com falta de educação, são atitudes extremamente opostas.
Em qualquer situação, seja favorável à você ou não, saiba como lidar com ela, pense antes o que vai dizer, pois você pode tanto colocar uma pessoa no seu devido lugar, como também pode dar à ela motivos para que ela o tire do seu.
Não é magoando as pessoas, que conseguimos provar que estamos certos ou errados, com ou sem razão. lembre-se de que uma palavra ou frase mal proferidas, podem machucar e doer muito mais, que um tapa ou um soco na face de alguém…pense nisso.
Por Ranil José