Para a etapa internacional, foram selecionados 12 professores brasileiros. O resultado será divulgado em setembro e os aprovados viajarão em janeiro de 2018.
De professores de Inglês nas salas de aulas brasileiras a estudantes nos Estados Unidos. Os educadores mineiros Gasperim Ramalho de Sousa e Daniel César Maiochi que lecionam Língua Inglesa, respectivamente, em escolas estaduais de Belo Horizonte e Poços de Caldas, estão entre os 12 brasileiros selecionados para a etapa internacional do Programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program – ILEP). “Foi uma das melhores notícias que recebi este ano. Significa um reconhecimento da minha qualificação e enorme carinho que tenho pelo ensino de inglês na rede pública de ensino”, afirma Gasperim Ramalho, professor da Escola Estadual Professora Maria Muzzi Gustaferro, localizada em Venda Nova, na capital mineira.
Para chegar até esta etapa, em que concorrerão com candidatos de diversos países, os docentes tiveram que passar por várias seleções – primeiro, aprovação dos documentos qualificatórios e carta de apresentação; em seguida, o resultado do exame TOEFL e, por fim, entrevistas orais. Em todas as fases, os concorrentes brasileiros foram julgados pela Embaixada dos Estados Unidos (EUA) e pelo Conselho Nacional de Secretários De Educação (CONSED). “Em 2013, fiquei entre os 7 professores do país selecionados. A expectativa é grande, pois a aprovação representa uma mudança de vida total. É a oportunidade de conhecer como funciona o sistema educacional nos EUA, outras culturas, pois estaremos em contato constante com pessoas de outras nacionalidades”, comenta o professor Daniel César Maiochi, do Centro de Educação Continuada (CESEC) Professora Helena Lacerda, em Poços de Caldas.
Representando a capital, Gasperim relata a expectativa para esta etapa do processo seletivo. “Espero fazer parte do grupo de profissionais que receberão uma importante formação como líderes internacionais que agregarão novas perspectivas culturais, tecnológicas e educacionais às suas escolas de origem”, diz, completando que aplicará o conhecimento em projetos na escola em que atua. “É uma instituição aberta às diferentes estratégias didáticas e metodológicas. Então, para os docentes, pretendo aplicar workshops sobre novas tecnologias aplicadas ao ensino, educação e liderança. Já para os alunos, além da implementação de novas tecnologias para aprimorar o ensino e aprendizagem em inglês, quero criar redes de interação com estudantes estrangeiros, ONGs voltadas para imigrantes, visando práticas linguísticas e interação cultural”, conclui.
Além dos mineiros, foram selecionados educadores de São Paulo, Santa Catarina, Amazonas, Paraíba, Maranhão, Pernambuco e Distrito Federal. Na fase internacional, o Comitê de seleção em Washington revisa o material dos candidatos de todos os países participantes, como o questionário respondido no início do processo seletivo, plano de aula e a documentação enviada.
Em setembro, a organização contratada pelo governo americano para a implementação do programa encaminhará para Embaixada dos EUA a lista completa dos professores brasileiros aprovados para o ILEP-2017. Após a aprovação, os selecionados preenchem a documentação complementar, iniciam a preparação para a viagem; recebem orientação pré-partida e realizam entrevista de visto em Brasília, que serão custeados pela Embaixada Americana. Em janeiro, os professores viajam e retornam no final de maio de 2018, quando deverão promover seminários/palestras em seus estados para o compartilhar o conhecimento adquirido durante o programa.
ILEP
O ILEP é uma iniciativa internacional do Departamento de Estado dos Estados Unidos, em parceria com a Embaixada Americana no Brasil e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que tem o objetivo de oferecer oportunidade para professores de inglês das mais diversas partes do mundo de participarem de curso de aperfeiçoamento nos Estados Unidos.
O Programa tem duração de um semestre acadêmico em uma universidade americana e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança, e também no uso de tecnologias em educação.