Home » Semana do Violão mobiliza músicos e público em Conservatório de São João Del Rei

Semana do Violão mobiliza músicos e público em Conservatório de São João Del Rei

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Em sua 4ª edição, evento atrai músicos de outras cidades e é oportunidade para alunos do Conservatório se apresentarem à comunidade.

Entre os dias 2 e 8 de julho o Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, de São João Del Rei, apresenta a IV Semana do Violão. O evento reúne músicos de diversas cidades e, neste ano, tem programação extensa que inclui concurso de violões e homenagem ao violonista e ex-professor de violão do Conservatório, Luciano Moreira de Andrade (1974 – 2012).

A abertura aconteceu no último domingo (02/07), no Teatro Municipal de São João Del Rei, que ficou completamente lotado. Durante toda a semana haverá concertos, recitais, amostras de Luthieria (atividade do luthier – profissional de construção, manutenção e restauração de instrumentos de cordas) e audições livres. Nos intervalos das aulas do conservatório acontece ainda o “café com violão”.

Dentro da programação, haverá também um concurso de violões, que conta, segundo o diretor do Conservatório, Anthony Claret, com 27 inscritos. “O concurso é aberto a todos os violonistas que se interessarem, e as apresentações acontecem em duas categorias: elementar e técnico, com duas peças pré-definidas”. Os primeiros colocados de cada categoria recebem como prêmio um violão.

Para o coordenador do evento, Jefrey Antônio de Andrade, a atividade é um incentivo aos mais de 300 alunos de violão do Conservatório e um chamado a outros talentos musicais de outras escolas. “O concurso de violões de 2017 tem como homenageado o professor e ex-vice-diretor do Conservatório, Frederico Grassano (1969 – 2004), que acreditava que esses eventos poderiam ser grandes aliados no aprendizado e aperfeiçoamento musical de nossos educandos”, relata Jefrey.

O curso de violão do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier tem a duração de 9 anos, dividido em três módulos (de três anos cada um): inicial, intermediário e técnico. Aos interessados em aprender violão com idade abaixo de 10 anos é oferecido um curso de iniciação.

A escola atende a cerca de 1.600 alunos nas modalidades de bateria/percussão, bombardino, canto, clarinete, contrabaixo, flautas doce e transversal, oboé, piano, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violão, violino e violoncelo.

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados