Em sua 4ª edição, evento atrai músicos de outras cidades e é oportunidade para alunos do Conservatório se apresentarem à comunidade.
Entre os dias 2 e 8 de julho o Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, de São João Del Rei, apresenta a IV Semana do Violão. O evento reúne músicos de diversas cidades e, neste ano, tem programação extensa que inclui concurso de violões e homenagem ao violonista e ex-professor de violão do Conservatório, Luciano Moreira de Andrade (1974 – 2012).
A abertura aconteceu no último domingo (02/07), no Teatro Municipal de São João Del Rei, que ficou completamente lotado. Durante toda a semana haverá concertos, recitais, amostras de Luthieria (atividade do luthier – profissional de construção, manutenção e restauração de instrumentos de cordas) e audições livres. Nos intervalos das aulas do conservatório acontece ainda o “café com violão”.
Dentro da programação, haverá também um concurso de violões, que conta, segundo o diretor do Conservatório, Anthony Claret, com 27 inscritos. “O concurso é aberto a todos os violonistas que se interessarem, e as apresentações acontecem em duas categorias: elementar e técnico, com duas peças pré-definidas”. Os primeiros colocados de cada categoria recebem como prêmio um violão.
Para o coordenador do evento, Jefrey Antônio de Andrade, a atividade é um incentivo aos mais de 300 alunos de violão do Conservatório e um chamado a outros talentos musicais de outras escolas. “O concurso de violões de 2017 tem como homenageado o professor e ex-vice-diretor do Conservatório, Frederico Grassano (1969 – 2004), que acreditava que esses eventos poderiam ser grandes aliados no aprendizado e aperfeiçoamento musical de nossos educandos”, relata Jefrey.
O curso de violão do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier tem a duração de 9 anos, dividido em três módulos (de três anos cada um): inicial, intermediário e técnico. Aos interessados em aprender violão com idade abaixo de 10 anos é oferecido um curso de iniciação.
A escola atende a cerca de 1.600 alunos nas modalidades de bateria/percussão, bombardino, canto, clarinete, contrabaixo, flautas doce e transversal, oboé, piano, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violão, violino e violoncelo.