Home » Governo de Minas Gerais leva gastronomia mineira ao Festival Fartura São Paulo

Governo de Minas Gerais leva gastronomia mineira ao Festival Fartura São Paulo

por Barbacena em Tempo
0 Comente

A geleia de pimenta biquinho será uma das novidades do festival. Ela tem ótima aceitação no mercado e pode ser consumida como acompanhamento para carnes, queijos, torradas e até sorvetes.

Produtores mineiros estarão presentes na edição paulistana de um dos principais festivais gastronômicos do País, o Festival Fartura – Comidas do Brasil. Realizado nos dias 15 e 16 de julho, no Jockey Club de São Paulo, o evento reúne elementos da gastronomia de todas as regiões brasileiras.

A gastronomia mineira vai marcar presença com dois estandes: o Mineiraria, uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (Emater-MG) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG); e o Origem Minas, do Sebrae-MG. Ao todo, 13 empreendedores mineiros vão exibir e comercializar doces, quitandas, queijos, café, cachaça, molhos, sorvetes e laticínios.

Além dos pratos, petiscos e doces comercializados em estandes e food trucks, a programação conta com aulas, demonstrações, cozinha interativa, e também um espaço de produtos e produtores. Serão mais de 80 atrações gastronômicas, chefs e produtores de todos os estados brasileiros e mais de 25 atrações musicais e culturais.
“A itinerância, parte fundamental do conceito da Mineiraria, possibilita levar nossas ações para fora do Estado, como será o caso no Festival Fartura São Paulo, e assim colocar a gastronomia mineira cada vez mais em evidência”, explica o diretor-presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco.

Os empreendedores ainda participarão de encontros de negócio promovidos pelo Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI), com supermercadistas e proprietários de bares, restaurantes e empórios gourmets. “Nos encontros, vamos capitalizar a visibilidade e o impulso dados pelo Festival Fartura para construir parcerias duradouras e proporcionar aos produtos mineiros uma maior inserção no mercado paulistano e nacional”, afirma Breno Sardenberg, analista do INDI e coordenador dos encontros. Na edição 2016, o Fartura São Paulo recebeu mais de 8 mil pessoas.

Produtos de Minas

A Emater-MG mobilizou produtores atendidos pela empresa para participarem do Festival Fartura em São Paulo. Os produtos que estarão no estande Mineiraria, numa parceria da Emater com a Codemig e o Sebrae são:

Café Honey & Coffee – Café Especial

A produção de café cru na Fazenda Fortaleza, na cidade de São Gonçalo do Sapucaí, é feita desde 1993. Em 2010, alcançou o reconhecimento de café especial, por atingir os padrões de qualidade exigidos pelo mercado externo. A partir deste ano, tem início a produção e comercialização do café torrado e moído. O processo de seleção e torra é feita por um Q Grader e mestre de torra, permitindo ao Café Honey & Coffe atingir 85 pontos na Metodologia de Avaliação Sensorial (SCAA), a partir da qual os cafés são qualificados como especiais.

Mineiro da Serra – Café Especial

No Sítio Grota Fria, a produção de café cru data do final dos anos 1980. Em 2006, teve início a produção e comercialização do café torrado e moído. Desde então, o produtor Ademilson tem investido na melhoria da qualidade de seu produto, contrariando a visão dos produtores mais antigos que atribuem mais importância à quantidade produzida. Tendo seu processo de seleção e torra comandado por um Q Grader e mestre de torra, o Café Mineiro da Serra alcança 85 pontos na Metodologia de Avaliação Sensorial (SCAA), a partir da qual os cafés são qualificados como especiais.

Bikinho – Geleia de Pimenta

A Associação dos Hortifrutigranjeiros de Bento Rodrigues (AHOBERO) produz a geleia de pimenta biquinho em Bento Rodrigues desde 2006, tendo como principal objetivo a geração de renda e emprego para os moradores do distrito. Com o desastre desencadeado pelo rompimento da Barragem de Fundão, a produção foi paralisada. Em 2016, os equipamentos foram recuperados e as atividades foram retomadas em Mariana com o apoio da Brazil Foundation. A geleia de pimenta biquinho tornou-se um símbolo de Bento Rodrigues e tem ótima aceitação no mercado, sendo consumida como acompanhamento para carnes, queijos, torradas e até sorvetes.

Queijo Minerim – Queijo Minas Artesanal

Há 15 anos, na Fazenda Só-Nata, uma propriedade de 25 hectares situada na microrregião de Araxá, é produzido um dos queijos artesanais tipo Minas mais tradicionais de nosso estado, de sabor e qualidade ímpares: o Queijo Minerim. Fabricado de acordo com os preceitos da sabedoria familiar e regional mineira, com respeito a todas as exigências legais e de Boas Práticas de Fabricação.

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados