Home » Sistema de Agricultura de Minas Gerais promove reunião com produtores e lideranças no Leste do Estado

Sistema de Agricultura de Minas Gerais promove reunião com produtores e lideranças no Leste do Estado

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Objetivo é apresentar ações desenvolvidas na região e ampliar a integração com os municípios.

Na próxima terça-feira, (22/08), a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e suas vinculadas: Emater-MG, IMA e Epamig realizarão um encontro com produtores, prefeitos e secretários municipais, em Caratinga, no Leste de Minas Gerais. O objetivo é buscar uma maior integração entre Estado e municípios, visando ampliar ações já realizadas na região e a implementação de outras que possam contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento da agropecuária e do agronegócio.

Participarão do encontro o Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão, o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), Glenio Martins, o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Rui Verneque e o diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Marcílio Guimarães.

Durante o evento serão apresentadas as diversas ações voltadas para o setor na região. Um exemplo é o programa Certifica Minas Café, que estimula os produtores a adotarem boas práticas de produção e uma gestão moderna da propriedade para agregar valor ao café mineiro. De acordo com a unidade regional da Emater-MG em Ipatinga, a região tem 20 propriedades certificadas, em sete municípios, e mais 45 em processo de certificação. Outra ação é o Minas Pecuária. O programa trabalha para a evolução da pecuária mineira, por meio da prestação de assistência técnica voltada para a aplicação das boas práticas de produção, gestão da atividade e melhoria da qualidade dos produtos derivados da bovinocultura. Também de acordo com a unidade regional de Emater-MG em Ipatinga, são 20 propriedades da região cadastradas no programa. As duas ações são desenvolvidas pelo o Governo de Minas Gerais, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e executadas pela Emater-MG, IMA e Epamig.

“Estamos buscando maior integração com os municípios. Isso é fundamental para que possamos definir ações e políticas públicas viáveis para o desenvolvimento da agropecuária na região. Nesse encontro iremos mostrar o que tem sido feito para o setor no estado e região e conhecer as necessidades dos produtores locais e dos municípios. Com isso, faremos uma avaliação mais precisa para tomar nossas decisões”, disse o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Pedro Leitão.

Outra questão que será abordada no encontro é a viabilidade de instalação de uma unidade de Pesquisa, Extensão, Transferência e Difusão de Tecnologias Agropecuárias da Epamig, na região. A proposta é ampliar a atuação da Agricultura, atendendo demandas de pesquisa agropecuária e disponibilizando tecnologias específicas para esta área do estado.

Para o secretário de Agricultura, Pedro Leitão, a região já conta a atuação Emater-MG e do IMA, mas a instalação de uma unidade da Epamig ampliará a difusão de novas tecnologias que vão impulsionar a produção. De acordo com o presidente da Epamig, Rui Verneque, a instalação de um núcleo experimental na região viabilizará desenvolvimento de pesquisas e disponibilização de tecnologias que possam ser revertidas mais rapidamente em benefícios para a sociedade. “A intenção é focar nas demandas regionais e atendê-las com a maior eficiência possível. Isto será atingido com o desenvolvimento de pesquisas in loco, que observem as condições específicas de clima e solo, por exemplo, da região. “Uma das principais atividades deve ser relativa à recuperação de áreas degradadas utilizando-se a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Integração Lavoura-Pecuária (ILP), uma vez que a degradação é um problema identificado em diversos municípios do Leste de Minas, além da apresentação de tecnologias para cafeicultura, olericultura e a convivência com o déficit hídrico” adianta Rui Verneque.

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados