Home » POLÍCIA CIVIL E PREFEITURAS FIRMAM CONVÊNIO PARA MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO

POLÍCIA CIVIL E PREFEITURAS FIRMAM CONVÊNIO PARA MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Cumprindo determinação do diretor do Departamento de Trânsito de Minas Gerais, Rogério de Melo Franco Assis Araújo, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), realizou, nesta quarta-feira (23), em Belo Horizonte, evento para assinatura de convênio com os municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Foram convidados para o evento os prefeitos dos 64 municípios de Minas já integrados ao SNT. “Nesse primeiro momento foram convidados esses municípios para a assinatura do convênio, mas a qualquer tempo e hora os municípios interessados podem aderir ao convênio. Ainda teremos reuniões regionais em toda Minas Gerais, no sentido de trazer a importância desse convênio para gestão do trânsito municipal”, afirmou o diretor do Detran-MG, Rogério de Melo Franco Assis Araújo.

“O convênio é uma integração dos municípios com o Detran. Hoje com o Código de Trânsito Brasileiro, os municípios tem competência para a gestão do trânsito local. Para efeito de fiscalização, os municípios precisam ter acesso ao nosso sistema”, esclareceu Andrea Abood, vice-diretora do Detran-MG.

A medida legitima o município integrado para aplicação de penalidades de sua competência (circulação, parada e estacionamento) e para a arrecadação dos valores decorrentes dessas penalidades. De acordo com diretor do Detran-MG, o  valor de multas de trânsito aplicadas pelos conveniados será administrado pelo município, criando condições de planejamento e aprimoramento para executar as políticas de trânsito.

Com base no endereço disponibilizado pelo cadastro de veículos e de habilitados do Detran-MG, os municípios integrados poderão notificar proprietários e condutores infratores atuados.

A descentralização da gestão do trânsito está prevista na Constituição Federal e foi corroborada no CTB. Nos casos dos municípios integrados, favorece a autonomia da administração municipal na aplicação das autuações e penalidades de condutores e veículos, e a ampliação de estratégias de planejamento, projeto, operação, fiscalização e educação de trânsito, não apenas no perímetro urbano, como também nas estradas municipais.

O evento contou com a participação do Chefe da PC e da analista econômica da Associação Mineira de Municípios Angélica Ferreti.

PCMG

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados