A independência do Brasil completou 195 anos nesta quinta-feira dia 07 de setembro e um grande numero de pessoas acompanharam os tradicionais desfiles cívicos em Barbacena MG.
O evento até então era realizado na Avenida Governador Bias Fortes,bairro Pontilhão entrada da cidade .
E isso pode ter sido um dos motivos que fez os moradores saírem de casa cedinho para ver de perto o desfile que foi realizado este ano na Avenida Bias Fortes no Centro da cidade.
O evento teve a participação de pelotões formados pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, EPCAR,Guarda Municipal, além de agentes penitenciários do Presídio Municipal , Escoteiros e Hospital Psiquiátrico.
Houve também a participação de crianças atendidas pelo Programa Forças no Esporte e das escolas municipais no desfile em comemoração aos 195 anos da independência do Brasil.
Após a passagem dos militares teve início o desfile estudantil com o Colégio Tiradentes, cuja fanfarra se apresentou para acompanhar escolas municipais e estaduais e dividiu o brilho espetáculo com a fanfarra dos alunos do Instituto Padre Cunha, que também ajudou os desfiles das escolas. A primeira escola a se apresentar foi o Centro de Educação Maria do Rosário, seguido pelas escolas municipais Lions, Ines Piacesi, Camilo Gomes de Araújo, CAIC e Padre Sinfrônio de Castro.
A Independência do Brasil é celebrada em todo dia 07 de setembro.
Essa comemoração acontece desde a época do Primeiro Império, que, a cada ano, rememorava a ocasião em que o país se tornou independente de Portugal no ano de 1822.
O processo de independência do Brasil teve como principais atores históricos, além do príncipe regente D. Pedro (que se tornou o imperador D. Pedro I), alguns representantes da elite interessada na ruptura entre Brasil e Portugal.
Entre esses representantes, encontrava-se aquele que também se tornou um dos maiores articuladores do Império, José Bonifácio de Andrada e Silva.
De certa forma, a possibilidade de um “Brasil independente” remonta à época da vinda da família real para o Brasil em 1808, acontecimento que inaugurou em nosso país o chamado Período Joanino.
D. João VI veio com sua corte para o Brasil por ter se recusado a ser conivente com a política do Bloqueio Continental, imposta por Napoleão Bonaparte contra o Reino Unido.
Como Portugal possuía importantes acordos econômicos com os ingleses, D. João VI achou por bem desobedecer às ordens do imperador francês e abandonar a Península Ibérica, sendo escoltado por navios ingleses até a costa brasileira.