Em Minas Gerais, a principal estratégia da Campanha, este ano, é a parceria realizada com a Secretaria Estadual de Educação, para vacinação nas escolas.
Acontece entre os dias 11 a 22 de setembro a Campanha Nacional de Multivacinação 2017, que tem como objetivo atualizar o cartão de vacinação de crianças e adolescentes de zero a 15 anos de idade. Dessa forma, serão oferecidas todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para a faixa-etária mencionada. Em Minas Gerais, será ofertada também a vacina contra febre amarela para as pessoas de 9 meses a 59 anos, que ainda não se vacinaram.
O Ministério da Saúde preconiza pelo menos 1 dose da vacina da febre amarela ao longo da vida.
Confira o Calendário de Vacinação 2017
Vacinação nas escolas
A principal estratégia da Campanha este ano é a parceria realizada com a Secretaria Estadual de Educação, para vacinação nas escolas. De acordo com a coordenadora de Imunização da SES-MG, Eva Lídia Arcoverde, “as ações de vacinação nas escolas serão para crianças e adolescentes de 09 a menores de 15 anos e serão oferecidas as vacinas contra HPV, Meningocócica C (conjugada) e Tríplice viral”.
Eva Lídia Arcoverde reforça que há uma grande necessidade de conscientização por parte de pais e responsáveis quanto à importância da imunização. “As baixas coberturas vacinais podem acarretar a reintrodução de doenças consideradas como eliminadas”, alerta a coordenadora. Há muitos mitos relacionados à vacina, principalmente o medo da injeção. Vacinar os adolescentes é um desafio não só no Brasil, mas em todo o mundo. O que deve ficar claro é que as vacinas são seguras, e protegem contra doenças graves e letais.
Dia D de Multivacinação
No próximo sábado (16/09), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o país estarão abertas em função do Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação.
O Dia D tem o objetivo de ampliar o acesso do público à vacinação e mobilizar mães, pais e responsáveis a levarem as crianças e adolescentes a uma Unidade Básica de Saúde, para atualização do cartão de vacinação.