Home » AGM E JUDICIÁRIO AGENDAM 600 AUDIÊNCIAS PARA A PRÓXIMA SEMANA

AGM E JUDICIÁRIO AGENDAM 600 AUDIÊNCIAS PARA A PRÓXIMA SEMANA

por Barbacena em Tempo
0 Comente

ÓRGÃOS VISAM A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS DE FORMA SIMPLES, RÁPIDA, ECONÔMICA E SUPERVISIONADA.

Em uma atitude inédita, a Advocacia-Geral do Município (AGM) e o Poder Judiciário local, através do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Barbacena (Cejusc), agendaram 600 audiências para a próxima semana, no período de 25 a 29 de setembro.

As audiências serão realizadas no Tribunal do Júri do Fórum de Barbacena e o comparecimento não é obrigatório, já que o objetivo é propiciar aos contribuintes que tenham interesse a conciliação de débitos com a Prefeitura e com o SAS.

Com a medida, é estimada uma considerável redução do passivo processual que tanto onera a própria coletividade, uma vez que a tramitação de tantos processos judiciais gera despesas tanto para o Poder Executivo, como para o Poder Judiciário.

Com o planejamento, os débitos poderão ser compostos e parcelados, ficando as pendências tributárias dos envolvidos conciliadas e os processos suspensos para posterior extinção.

A resolução do conflito deste modo pode ocorrer de forma simples, rápida, econômica e supervisionada pela própria Justiça.

Além dos 600 processos já selecionados, a meta é estabelecer um cronograma que contemple mutirões periódicos, podendo também comparecer outros interessados, independentemente de notificação, para manifestação de interesse e agendamento de outras audiências, de segunda a sexta-feira, tendo sido alocada para tanto uma unidade experimental da Prefeitura junto ao Cejusc no prédio do Fórum, situado na Rua Belisário Pena, nº. 456, no Centro da cidade.

Segundo o Advogado-Geral do Município, Tiago Siqueira Mota, “a iniciativa poderá ensejar um convênio que está sendo estruturado junto ao Poder Judiciário, mas já permite vislumbrar importante meio para redução dos conflitos e resolução amigável de débitos dos contribuintes do Município”. O Advogado-Geral ainda ratifica o agradecimento ao Coordenador do Cejusc, o Juiz de Direito de Barbacena, Marcos Alves de Andrade, afirmando que o mesmo “está empenhado no interesse comum e principalmente na necessidade de contribuir para um novo modelo de resolução de conflitos”, sendo certo que “a inovação administrativa poderá servir de modelo, pois a sociedade reclama medidas jurisdicionais e públicas mais ágeis e eficientes”.


Clique para ampliar

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados