Home » Workshop discute a criação de Sistema Nacional Integrado

Workshop discute a criação de Sistema Nacional Integrado

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Principal benefício é universalizar as políticas públicas para o setor, garantindo acesso a todos os produtores os serviços oferecidos pelo sistema.

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizam, no período de 20 a 22 de novembro (segunda a quarta-feira), em Contagem, no Território Metropolitano, o Workshop das Instituições Estaduais e Distritais da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O objetivo do encontro é discutir a implantação de um Sistema Nacional Integrado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Siapa). Para o evento, estão sendo esperados cerca de 140 representantes das secretarias de Agricultura de todos os estados da federação.

A proposta visa à implantação de um sistema único e integrado que aproxime os produtores das políticas públicas para o setor agropecuário nos níveis federal, estadual e municipal. Segundo o secretário da Seapa, Pedro Leitão, o principal benefício desta proposta é universalizar o acesso do produtor a todos os serviços oferecidos pelo sistema no setor agropecuário.

“O modelo que está sendo proposto é um mecanismo mais participativo e transparente tanto na identificação de demandas e solução dos problemas quanto na distribuição dos recursos e na atuação equilibrada dos serviços de forma a complementar, adequar e ampliar os planos, programas e projetos”, explica.

Fundo Nacional de Recursos

O sistema integrado vai abranger quatro eixos do setor agropecuário: abastecimento, assistência técnica e extensão rural, defesa e pesquisa agropecuárias. O financiamento das ações seria feito por meio do Fundo Nacional de Recursos formado com repasses da União, estados e municípios que aderirem ao sistema.

Os repasses seriam feitos no modelo “fundo a fundo”, ou seja, do fundo nacional para os fundos estaduais para a execução direta das ações pelas instituições vinculadas ao sistema ou o repasse dos recursos aos fundos municipais. As políticas públicas passariam a ser definidas por meio dos conselhos federal, estaduais e municipais, possibilitando, ainda, o controle social das ações executadas.

Este modelo tem como referência o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (Suas), que são políticas públicas já consolidadas para o atendimento da população na área da saúde e assistência social.

Confira a programação completa:

20 de novembro

19h – Abertura Oficial do Workshop seguida de Palestra Magna “A agricultura do futuro e os novos desafios para as políticas públicas”

21 de novembro

8h – Apresentação das propostas de sistemas nacionais de agricultura, experiências exitosas e Siapa
13h30 – Grupos de trabalho sobre assistência técnica, pesquisa agropecuária, defesa agropecuária e abastecimento

22 de novembro

8h – Apresentação e validação das propostas elaboradas pelos grupos
10h às 12h – Reunião do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri) e apresentação da proposta metodologia do documento: “A economia agropecuária do Brasil – O que fazer a partir de 2019?”
12h – Encerramento

Workshop das Instituições Estaduais e Distritais da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Data: 20 a 22 de novembro de 2017 (segunda a quarta-feira)
Local: Actual Convention Hotel – Rodovia Fernão Dias, 3443 – Jardim Riacho das Pedras – Contagem (MG)
Informações: (31) 3915-8552 (Assessoria de Comunicação da Seapa)

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados