As redes municipal e estadual de educação realizaram, de 20 a 24 de novembro, a Semana de Educação para a Vida. O evento, que integra o planejamento de ações do calendário letivo, tem o objetivo de desenvolver atividades como palestras e oficinas, com temas que fazem parte do dia a dia, contribuem para a formação cidadã e ampliam o aprendizado dos alunos.
A Guarda Municipal, através do programa Ronda Escolar e do Canil, participou das atividades de algumas escolas, com apresentações de cães adestrados e ministrando palestras para os alunos.
O bullying foi o tema abordado na Escola Municipal Crispim de Paula Nésio, localizada nos Costas, durante palestra para alunos do 1° ao 5° ano. Já nas Escolas Municipais Inês Piacesi, do bairro Valentim Prenassi, e José Felipe Sad, do bairro Santa Cecília, a apresentação do Canil, através da cadelinha Jessy, encantou as crianças, que receberam também orientações voltadas para a posse responsável de animais.
Para os alunos do 5º e 6º anos da Escola Estadual Alberto Vieira, do bairro Santa Efigênia, e do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Doutor Martim Paolucci, do João Paulo II, o grupamento da Ronda Escolar da Guarda Municipal de Barbacena ministrou palestra abordando o tema ”Resgatando Valores”. Nas Escolas Municipais Coronel José Máximo, do Pombal, com alunos do 5º ao 9º ano; e José Felipe Sad, do Santa Cecília, com alunos do 5º ano, foi abordado o tema ”Direitos e Deveres”.
Encerrando a programação da Semana de Educação para a Vida, os Guardas Municipais do Ronda Escolar estiveram na Escola Estadual Bias Fortes falando sobre ”Bullying”, juntamente com a apresentação do Canil.
O comandante da Guarda Municipal, Itamar José de Souza Junior, destacou que ”o resultado do trabalho na Semana de Educação para Vida foi bastante positivo, pois proporcionamos um ambiente propício para troca de informações onde o aprendizado é de todos”.
Já o Secretário Municipal de Educação, Luiz Carlos Rocha de Paula, destacou que, através da Semana de Educação para a Vida, são reunidos temas que são passados para os alunos durante o ano. ”Isso dá aos alunos embasamento prático-teórico, uma vez que, no desenvolvimento dos assuntos, sempre se busca mostrar de que forma devem ser praticados no dia a dia da vivências deles em sociedade”.
PMB.