Segundo estimativas, 250 milhões de pessoas em todo mundo ouvem vozes, o que representa 4% da população mundial. Com o objetivo de discutir as vivências e demais questões relacionadas à experiência, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), em uma iniciativa do Centro de Atenção Psicossocial – Transtornos Mentais (CAPS TM), criou o Grupo de Ouvidores de Vozes de Barbacena, que terá reuniões quinzenais, sempre às terças-feiras, para todos os interessados.
A primeira reunião será no dia 16 de janeiro, a partir das 17h30, no Auditório do Centro Ambulatorial Dr. Agostinho Paolucci (Hospital Escola). Em ambiente solidário e agradável, os responsáveis garantem discrição e respeito aos conteúdos tratados nos encontros.
O Centro Ambulatorial fica na Rua José Francisco Paes, 320, no bairro Vilela. Para mais informações sobre o grupo, o telefone é o (32) 3339-2159.
Sobre a iniciativa – Os grupos de ouvidores de vozes surgiram em 1987, através do psiquiatra Marius Romme, com o intuito de oferecer a pessoas com esse tipo particular de vivência a oportunidade de compartilhá-las em um coletivo. A iniciativa parte da ideia de que o problema principal não reside no fato de ouvir vozes, mas na dificuldade de estabelecer algum tipo de convivência com elas.
A troca de experiências e a produção de narrativas pessoais sobre o assunto surgem como uma alternativa ao saber psiquiátrico.
PMB.