Home » Não se vacinar é a principal razão da ocorrência de casos de Febre Amarela no Estado

Não se vacinar é a principal razão da ocorrência de casos de Febre Amarela no Estado

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Apesar da elevação da cobertura vacinal que em 2016 estava em 47%, para uma cobertura de 81%, em 2018, ainda há mais de 3,6 milhões de pessoas que não se vacinaram e a maior parte dos acometidos pela doença são homens.

Diante da confirmação de 11 casos de Febre Amarela em Minas, no período de julho de 2017 até o momento, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)intensifica as ações de controle da doença nas regiões com os casos confirmados e orienta à toda população do estado sobre a importância da vacinação no Sistema Único de Saúde (SUS) e pede atenção especial do público masculino, que se vacine.

Entre as ações definidas para controlar a febre amarela nas áreas rurais e manter a incidência zero de febre amarela urbana, destacam-se as campanhas educativas sobre a necessidade de vacinação, ampliação dos horários de vacinação nas unidades de saúde, a vacinação casa a casa na zona rural dos municípios com casos confirmados ou com epizootias (morte de primatas) confirmadas para a febre amarela e o aumento no número de equipes de saúde nas regiões e também parceria entre as áreas de Atenção Primária e Vigilância em Saúde.

Segundo a Diretora de Políticas de Atenção Primária à Saúde da SES-MG, Mayla Magalhães, essa parceria tem possibilitado a identificação das pessoas não vacinadas, checagem do cartão e atualização da vacina.

“Especificamente neste momento de enfrentamento da Febre Amarela, essas áreas disponibilizam o diagnóstico situacional que permite a localização da população que ainda não está vacinada. Os agentes comunitários de saúde têm papel importante na criação do vínculo e nas relações de confiança com a população, pois fazem parte da comunidade e estão diariamente na rotina do município”, disse.

O estado está abastecido com mais de um milhão de doses da vacina, que já faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. A vacina é indicada para crianças a partir de 9 meses  e jovens e adultos com até 59 anos de idade. Atualmente, a cobertura vacinal acumulada de Febre Amarela no Estado de Minas Gerais está em torno de 81%, contudo a meta é alcançar a cobertura de 95%. Ainda há uma estimativa de 3.615.129 não vacinados, principalmente na faixa-etária de 15 a 59 anos, que também foi a mais acometida pelo surto em 2017.

As regionais com menor taxa de vacinação são Pouso Alegre, no Sul de Minas (66,6%), São João Del Rei, no Centro Sul (69,1%) e Ponte Nova, no Leste do Estado (71%). Além disso, há 342 municípios mineiros que não atingiram a meta vacinal. Alguns destes estão com a cobertura abaixo dos 40%, como Bias Fortes (regional de Juiz de Fora) com 34,5%; Aiuruoca (regional de Varginha) com 35,8%, Santana do Jacaré (regional de Divinópolis) com 36,8, Pocrane (regional de Manhumirim) com 37,3% e Formoso (regional de Unaí) com 39,9%. Clique aqui e confira a cobertura vacinal de outros municípios.

 Casos em Minas

De junho de 2017 até o momento, foram confirmados 11 casos da doença no Estado (Brumadinho, Nova Lima, Carmo da Mata, Mar de Espanha, Barra Longa e Mariana). Destes casos, 9 evoluíram para óbito. Cerca de 90% das mortes ocorreram em pessoas do sexo masculino, com idade entre 33 a 51 anos. Saiba mais sobre a doença em: www.saude.mg.gov.br/febreamarela

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados