Na manhã de sexta-feira (19), durante a realização de uma operação no Centro de Barbacena, policiais militares receberam informações via COPOM da 13ª RPM, sobre um assalto à mão armada a uma relojoaria na Rua XV de
Novembro.
Os militares do Grupo Especializado em Prevenção Motorizada Ostensiva Rápida (GEPMOR) da 301ª Cia TM, imediatamente, compareceram ao local e depararam com dois indivíduos de 20 e 22 anos, no interior do
estabelecimento, sendo estes presos em flagrante.
A arma do crime, um revólver calibre.38 com numeração raspada, foi apreendida no local.
Os assaltantes renderam um dos funcionários, obrigando-o a deitar-se no chão roubando dele, a quantia R$ 90,00 (noventa reais),quantia esta recuperada.
Enquanto um dos autores anunciava o assalto, uma outra funcionária, que estava no segundo andar da relojoaria, conseguiu se esconder e acionar a Polícia Militar, via 190.
O Fiat/Pálio, de cor preta, licenciado em Belo Horizonte, usado na ação criminosa, foi localizado pela equipe de policiais militares do 9º BPM/ 60ª Cia,sob o Comando do Maj PM Rogério Santos, estacionado na Rua Getúlio Vargas.
O veículo produto de roubo, que também era clonado, foi removido para o depósito credenciado.
Através das imagens do pedágio da via 040, foi constatado que um táxi branco teria passado pelo local, logo no início da manhã, acompanhando o veículo Fiat Pálio.
Os militares montaram o cerco bloqueio, interceptando o táxi na BR-040, na cidade de Conselheiro Lafaiete.
O taxista coautor do crime de 59 anos de idade e o passageiro de 26 anos,seriam os responsáveis pelo monitoramento da chegada da PM e auxiliariam na fuga dos outros autores.
O taxista contratado na cidade de Belo Horizonte/MG para apoiar no assalto, teria aguardado no veículo em uma rua próxima. No entanto, pouco tempo depois, o passageiro retornou e solicitou para que seguissem rapidamente para a capital, em virtude da prisão dos outros dois envolvidos.
Simultaneamente, na cidade de Contagem, através de um trabalho conjunto do Grupo Especializado em Radiopatrulhamento – GER/2º Batalhão Batalhão de Policiamento Especializado foram realizadas diligências na residência do autor de 22 anos, que foi preso no interior da relojoaria, onde foi apreendido mais um revólver calibre.38, um rádio comunicador sintonizado na frequência da Polícia Militar e uma touca de cor preta, materiais estes que foram apreendidos pelos militares daquela Unidade.
Os autores, oriundos da região metropolitana de Belo Horizonte, receberam voz de prisão em flagrante delito pelos crimes de roubo e associação criminosa, foram encaminhados para a Delegacia de Barbacena e apresentados à autoridade competente.
Núcleo de Comunicação Organizacional da 13ª RPM
Com informações 3º Sgt Nilcéa