Barbacena está em alerta após a identificação de um caso suspeito no município, de um homem de 42 anos, da Colônia Rodrigo Silva, internado em estado grave no CTI da Santa Casa. Nesta terça-feira (23), o Secretário Municipal de Saúde, José Orleans da Costa, acompanhado pelos médicos Herbert Fernandes e Ângelo Feres, anunciou uma série de medidas para vacinação da população e combate ao mosquito.
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm vacinas e funcionarão de 7h às 17h, sem o horário de almoço, de segunda a sexta-feira. No próximo sábado (27), haverá outro esquema especial de vacinação, de 8h às 16h, também em todas as UBS. Apenas uma dose é necessária para ser imunizado por toda vida.
A Sesaps, através de suas equipes de Vigilância Epidemiológica, fortalecerá a atuação em todas as regiões do município, seja zona urbana ou rural. Servidores de férias estão sendo convocados para retornarem às suas funções. Além disso, o número de agentes de endemias será ampliado para que uma varredura nas áreas de risco seja realizada de forma rápida. Atualmente, no Brasil, a febre amarela é silvestre, transmitida pelos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes. A febre amarela urbana, transmitida pelo Aedes aegypti, não tem registros recentes. Devido à infestação de médio risco do Aedes (3,3 no último LIRAa) em Barbacena e para evitar que ele passe a transmitir a doença, estão sendo contratados mais 20 profissionais, passando de 36 para 56, para intensificar o combate ao mosquito.
Os profissionais também já estão recebendo orientações e treinamentos. Nesta quarta-feira (24), haverá uma aula para médicos e enfermeiros sobre o manejo clínico da doença, com orientações sobre o protocolo a ser seguido em relação ao diagnóstico e tratamento de pacientes.
Para monitorar a situação, foi criada uma Sala de Situação, sob coordenação do Secretário Municipal de Saúde, juntamente com os médicos Herbert Fernandes e Ângelo Feres, e presença de outros profissionais da área da saúde.
A Secretaria Municipal também elaborou uma nota técnica, com as principais informações sobre a doença e as providências a serem tomadas. Você pode lê-la clicando aqui.
Em caso de dúvidas, a Sesaps está à disposição através do telefone (32) 3339-2189.
Internações no município – Barbacena é a cidade referência para internação com febre amarela ou suspeita na região Macro Centro-Sul, que alcança 51 municípios. Conforme última atualização, estão internados três pacientes de Piranga e um de Senhora de Oliveira no Hospital Regional, além do barbacenense na Santa Casa.
Sintomas da doença
Forma leve: febre, mialgia, cefaleia
Forma moderada: febre, diarreia, sangramento leve e dor abdominal
Forma grave: icterícia, oligúria, alteração do estado mental, convulsão, sangramento, dificuldade respiratória, hipotensão, sinais de má perfusão