Home » Alunos de Correia de Almeida promovem ações de valorização da vida no campo

Alunos de Correia de Almeida promovem ações de valorização da vida no campo

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Atividades realizadas no ano passado, na Semana de Educação Pela Vida, aproximaram escola, estudantes, familiares e comunidade.

A valorização da vida no campo foi tema de uma semana inteira de trabalhos e tarefas na Escola Estadual Deputado José Bonifácio Lafayette de Almeida, em Correia de Almeida, distrito de Barbacena, no Território das Vertentes de Minas Gerais. Entre os dias 20 a 26 de novembro do ano passado, os quase 500 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio e toda a equipe escolar comemoraram a Semana de Educação Pela Vida e encerraram as atividades com a realização da segunda edição da Feira de Ciências e Produtos do Campo (II Fecriproc).

A diretora da escola, Patrícia Faria Martins da Rocha e Silva, explica que a ideia de dar destaque para o homem do campo e o trabalho rural é aproximar a escola da rotina dos alunos e trazer para mais perto seus familiares. “O nosso maior desafio hoje é ter os pais e responsáveis ligados à escola, e ao realizar uma série de atividades com temas que são diretamente ligados às suas rotinas – já que a maioria desenvolve o trabalho agrícola – eles se sentem mais pertencentes à comunidade escolar e possibilitam essa coletividade entre professores, diretores, familiares e alunos”, esclareceu.

As tarefas da Semana de Educação Pela Vida envolveram vários temas e trabalhos de campo, entre eles visitas às plantações da própria comunidade, para que todos os alunos conheçam o lugar onde vivem. “Sempre soubemos que havia por aqui uma plantação de oliveiras, e imaginamos que quando chegássemos lá veríamos uma porção de azeitonas sendo preparadas para vendas. E mal sabíamos que era um cultivo apenas para extração do azeite. Ou seja, às vezes moramos em um lugar sobre o qual nem temos muito conhecimento”, relatou Patrícia.

Entre as outras atividades da Semana Pela Vida estavam aferição de pressão em parceria com os alunos de enfermagem do Colégio Conexão e palestras e treinamentos com os estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMG) de Barbacena. “Os parceiros do IFMG levaram os alunos para aprender mais sobre o que é da vivência deles. Eles ensinaram, por exemplo, a como aplicar vacinas em bezerros, na falta de um veterinário”, disse a diretora. Outros parceiros foram a Polícia Militar do Meio Ambiente de Minas Gerais e a Secretaria Municipal de Saúde de Barbacena.

Para encerrar a programação da semana, estudantes e demais profissionais da equipe escolar realizaram em um domingo, a II Feciproc. De acordo com o que foi definido pelos professores, os alunos desenvolveram trabalhos relacionados a temas como “Escassez de água e produtos orgânicos”, “Mudanças climáticas”, “Reaproveitamento de Alimentos”, “Sustentabilidade nossa de cada dia”, “Manejo e conservação do solo”, “Empoderamento das mulheres do campo”, entre outras. Foram vários estandes distribuídos em diversos espaços da escola para explicar e ilustrar cada conteúdo trabalhado. Quem passou por lá conheceu um pouco mais sobre reeducação alimentar, as vantagens – e os sabores – dos sucos detox, a importância da atividade agrícola para uma região, entre outros muitos assuntos.

Os avaliadores de cada trabalho não poderiam ser mais criteriosos: os próprios moradores da Comunidade Correia de Almeida. Todos foram convidados a participar da Feciproc, principalmente para dar opinião sobre o que foi desenvolvido pelos estudantes. “O retorno foi excelente. Todos elogiaram muito, tanto familiares quanto os trabalhadores rurais em geral, e até professores da rede particular que também vieram prestigiar a feira. Foi uma troca muito rica de experiências e informações, pois o que os alunos aprenderam eles repassaram à comunidade, e vice-versa, por isso consideramos que o objetivo foi atingido”, disse.

Ao final do dia, os agricultores fizeram uma procissão com seus tratores até a Igreja Matriz de São Sebastião de Correia de Almeida, onde aconteceu o ato de encerramento com a Celebração de Ação de Graças presidida pelo pároco local e que contou com a participação de professores, diretora, estudantes e comunidade.

Foto: arquivo da Escola

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados