Período de inscrições para concorrer às bolsas vai de 6 a 9 de fevereiro.
A consulta para as vagas ofertadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), do Ministério da Educação, foi aberta nesta segunda-feira (29/01). Este ano serão 242.987 vagas, em 2.976 instituições. O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e cursos sequenciais de formação específica. O candidato pode fazer a consulta na página do programa na internet.
Os cursos têm início no primeiro semestre de 2018 e o período de inscrições vai de 6 a 9 de fevereiro. Podem concorrer brasileiros não portadores de diploma de curso superior e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e não tenham zerado a prova. É necessário, ainda, que o candidato atenda a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral; possuir alguma deficiência; ser professor da rede pública.
Do total de vagas, 113.863 são integrais, das quais 37.604 são para cursos na modalidade educação a distância (Ead). Já o número de bolsas parciais é de 129.124. As bolsas integrais se destinam aos candidatos que possuam renda per capita mensal de até 1,5 salário mínimo, enquanto que as parciais para aqueles com renda familiar mensal de até três salários mínimos.
A consulta da primeira chamada está prevista para 12 de fevereiro, e entre os dias 15 e 23 do mesmo mês os candidatos selecionados deverão fazer a matrícula. O resultado da segunda chamada, deve ser divulgado em 2 de março, e o período de comprovação de informações para matrícula será de 2 a 9 de março.
Já o prazo de inscrição na lista de espera, para quem não foi selecionado nas duas primeiras etapas será de 16 a 19 de março.
Acesse a página do ProUni na internet
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC