O Conselho Municipal de Saúde promove, a partir desta segunda (5) até sexta-feira (9), mais uma rodada de reuniões dos Conselhos Locais, realizadas sempre nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). As reuniões são oportunidades dos grupos organizados da sociedade, e outros ainda não organizados que se interessarem no assunto, discutirem e acompanharem o que está sendo feito na área da saúde.
Os problemas das comunidades, as principais dificuldades da UBS, bem como ouvir críticas, sugestões e encaminhamentos estão na pauta das reuniões. A participação organizada da comunidade na administração dos serviços prestados na UBS visa a melhoria da qualidade de vida e saúde da população, o que inclui a garantia do acesso universal e igualitário às ações e serviços necessários à promoção, prevenção e atendimento integral à saúde, bem como o atendimento integral à saúde dos indivíduos e do Município.
Os Conselhos Locais são representados por usuários do SUS, da Administração Pública de Saúde e dos Servidores das Unidades de Saúde. Eles têm caráter permanente, com funções de acompanhar, avaliar e indicar prioridades para as ações de saúde a serem executadas pela UBS em sua área de abrangência, seguindo as diretrizes da Política Municipal de Saúde, em conformidade com a Lei Orgânica do Município de Barbacena e as Leis do SUS.
Cronograma de fevereiro:
Dia 5 de fevereiro (segunda-feira) – Grogotó (14h)
Dia 6 de fevereiro (terça-feira) – Nova Suíça (8h), Santa Efigênia (15h), São Pedro (8h)
Dia 7 de fevereiro (quarta-feira) – Funcionários (8h), Guido Roman (15h), João Paulo II (15h), Nove de Março (14h), Pinheiro Grosso (14h), São Francisco (15), Torres (14), Vilela (8h)
Dia 8 de fevereiro (quinta-feira) – Carmo (15h), Padre Brito (14h)
Dia 9 de fevereiro (sexta-feira) – Boa Vista (14h), Correia de Almeida (14h), Santa Cecília (15h), Santo Antônio (15h), Senhora das Dores (14h)
PMB.