Home » POLÍCIA CIVIL ORIENTA CLÍNICAS CREDENCIADAS SOBRE ATENDIMENTO A CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA

POLÍCIA CIVIL ORIENTA CLÍNICAS CREDENCIADAS SOBRE ATENDIMENTO A CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA

por Barbacena em Tempo
0 Comente

A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) realizou, na manhã desta sexta-feira (6), seminário sobre atendimento a candidatos com deficiência. O evento foi realizado na sede da Associação Médica de Minas Gerais, em Belo Horizonte, e reuniu profissionais que atuam nas clínicas médicas e psicológicas credenciadas.

O objetivo da iniciativa é promover o atendimento do candidato com deficiência no seu local de residência, contando com parceria das clínicas credenciadas. Antes, os candidatos eram encaminhados para a seção médica do Detran-MG, na capital.

Os profissionais de medicina do tráfego deverão, a partir de agora, fazer os atendimentos iniciais das pessoas que procuram a avaliação de adaptação no veículo e orientar esses candidatos. O candidato deverá ser encaminhado para a capital com laudo médico e apenas quando a adaptação veicular for necessária.

A parceria do Detran-MG com as clínicas nasceu em 2007 com o Decreto Estadual 44.546. Atualmente, são 444 clínicas credenciadas. De acordo com o chefe da Divisão de Seleção do Detran-MG, Messias Epaminondaz, o Decreto prevê que a clínica credenciada faça uma triagem prévia de todo e qualquer candidato, para averiguar se ele tem um indicativo de pertencer à clínica especial.

“Hoje foi visto que o trabalho da clínica médica e psicológica já está amadurecido; os profissionais já estão mais experientes e a dinâmica deste procedimento é fazer com que aquele que está lá em seu domicílio entenda que tem uma deficiência e precisa de uma avaliação. Esta atividade vai evitar que ele desloque desnecessariamente e venha aqui em BH para receber um serviço que ele pode receber na localidade” esclareceu Messias Epaminondaz.

“Existindo um profissional capacitado na cidade, não há motivo para fazer um deslocamento deste cidadão até Belo Horizonte para ser submetido a um exame que nós já estamos capacitados e habilitados para fazer. Mas não basta só ter um reconhecimento titular, nós precisávamos deste apoio científico do Detran em nos dar a confiança para promover este avanço social para o cidadão de Minas Gerais”, afirmou Arilson Carvalho, médico especialista em Medicina do Tráfego.

O evento contou com a participação técnica da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Associação Mineira de Medicina de Tráfego (Ammetra) e Seção Médica do Detran-MG, além do apoio da Associação de Clínicas de Trânsito de Minas Gerais (Actrans) e Associação de Profissionais das Clínicas de Psicologia e Medicina do Trânsito de Minas Gerais (Apsimt).

PCMG

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados