A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), realizou, de 2 a 6 de abril, o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa), com 42 bairros visitados.
Essa foi a segunda verificação de 2018 e registrou índice de 2,5 (médio risco), diminuindo o número de focos em relação ao primeiro, realizado em janeiro, que havia apontado 3,3 no indicador.
Os bairros com maior incidência de infestação foram o Grogotó, Santa Maria, Funcionários, Santa Luzia e João Paulo II, que terão o trabalho contra o mosquito Aedes Aegypti intensificado. Os focos foram encontrados principalmente em caixas d’água, pratos para vasos de plantas e pneus.
O LIRAa é um método simplificado de amostragem proposto com o objetivo de facilitar a obtenção, pelos serviços de saúde, de informações que contribuam para avaliação de programas mediante realização de pesquisas sistemáticas e periódicas.
Permite ao gestor do programa local de controle da dengue o direcionamento das ações para as áreas apontadas como críticas, além de instrumentalizar a avaliação das atividades desenvolvidas, o que possibilita um melhor aproveitamento dos recursos humanos e materiais disponíveis.
PMB.