Home » PREVENÇÃO À HIPERTENSÃO PODE SALVAR VIDAS

PREVENÇÃO À HIPERTENSÃO PODE SALVAR VIDAS

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Dia 26 de abril é celebrado o Dia Nacional de Combate à Hipertensão. Chamada popularmente de pressão alta, a hipertensão afeta quase um terço de toda a população mundial e é uma doença que resulta no aumento da pressão arterial, de forma sistêmica, em níveis iguais ou maiores que 14 por 9 (sendo que os níveis normais são 12 por 8).

Segundo o cardiologista Daniel Vidigal, do Hospital Ibiapaba CEBAMS e membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, fatores podem causar a hipertensão:

“A hipertensão é causada por fatores genéticos e hereditários. Outros fatores também podem contribuir para o aparecimento da hipertensão, como consumo excessivo de sal, obesidade, falta de atividade física e alimentação pouco saudável”.

A hipertensão contribui para o aparecimento de outras doenças, como as relacionadas ao sistema coronariano, derrame cerebral e até cegueira.

Por isso é muito importante se prevenir da doença. Ações simples podem ajudar. Segundo o Dr. Vidigal, atividades físicas regulares, como uma caminhada diária, podem contribuir para a prevenção.

Outras ações são a alimentação saudável, baseada no consumo de legumes, verduras, frutas, laticínios e carnes magras (como a de frango), além de parar de fumar e evitar o abuso no consumo de bebidas alcoólicas.

Doença não apresenta sintomas De acordo com o cardiologista, a hipertensão é assintomática. Ou seja, ela não apresenta sintomas:

“A hipertensão é basicamente assintomática, ou seja, não apresenta sintomas. Quando os níveis da pressão arterial estão muito elevadas, as pessoas podem ter dor de cabeça, dor na nuca, mal-estar geral e tontura.

Por isso, é importante que a pessoa procure um médico para avaliar o nível da pressão arterial e detectar o desenvolvimento da doença”, ressaltou.

Ao chegar sem avisar, a pressão alta deve ser acompanhada. Pessoas que tenham de 35 a 40 anos devem acompanhar a pressão, pois é nesta faixa etária que a hipertensão se apresenta de forma mais intensa.

Hipertensão e AVC Segundo Vidigal, o principal fator de risco para o desenvolvimento de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a hipertensão. Dados do Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgados no ano passado indicam que o AVC, que é conhecido popularmente como derrame cerebral, é a segunda maior causa de mortes no Brasil.

Sobre o Hospital Ibiapaba CEBAMS:
O Hospital Ibiapaba é uma das unidades do Centro Barbacenense de Assistência Médica e Social (CEBAMS), entidade filantrópica sem fins lucrativos que presta serviços de saúde. Localizado em Barbacena (MG), o Hospital é referência nos serviços de alta complexidade em Cardiologia e Oncologia na Região Ampliada de Saúde Centro-Sul de Minas Gerais. A instituição possui a certificação ISO 9001:2015 e recebeu o reconhecimento do Prêmio Mineiro da Qualidade 2017.

Comunicação Social – Hospital Ibiapaba/CEBAMS

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados