Home » REGIONAL DE BARBACENA REALIZA REUNIÃO SOBRE MANEJO CLÍNICO DA INFLUENZA

REGIONAL DE BARBACENA REALIZA REUNIÃO SOBRE MANEJO CLÍNICO DA INFLUENZA

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Regional de Saúde de Barbacena realizou, na noite dessa terça-feira (08/05), uma reunião sobre o Manejo Clínico da Influenza para médicos e enfermeiros dos 51 municípios da macrorregião Centro-Sul.

A reunião foi conduzida pelo médico infectologista do Hospital Eduardo de Menezes, da rede FHEMIG, de Belo Horizonte, Herbert Fernandes, com o objetivo de alinhar as informações sobre os vírus da influenza e suas mutações, bem como a demonstração das ações planejadas para a assistência de casos para a macrorregião.

“Hoje iremos tratar dos possíveis cenários em relação à influenza. Estamos nos preparando para o enfrentamento da doença, de acordo com nosso Plano de Ação”, afirmou o superintendente Regional de Saúde, Robson Vidigal.

O superintendente enfatizou ainda a importância da vacina e das demais ações de prevenção a serem observadas por profissionais da saúde e pela população. “Temos a preocupação de evitar a propagação do vírus da influenza e suas mutações no estado e na nossa região Centro-Sul.

A vacina tem uma importância fundamental, pois ela evita as formas graves da doença e óbitos, principalmente para o público prioritário. E, além da vacina, há outras ações muito importantes que todos devem se alertar como a questão do manejo e das ações de promoção e prevenção, uma vez que o período é favorável para uma transmissão mais intensa do vírus”, complementou.

Sobre o objetivo da reunião, o palestrante Herbert Fernandes afirmou que a proposta foi preparar a região para o enfrentamento da doença. “Iremos falar do vírus da Influenza, uma vez que a virologia irá explicar muitas das atitudes que a gente tem que tomar, tanto do ponto de vista de prevenção, quanto do ponto de vista de manejo clínico”, explicou.O médico infectologista destacou ainda que a influenza ocorre durante o ano todo.

Porém, nessa época do ano ela tem as suas condições de transmissão favorecidas, daí o risco de maior adoecimento da população. “Por ser um vírus em constantes mutações, todo ano as pessoas têm que se vacinar para se proteger e produzir resposta imune”, reforçou Herbert.

A reunião teve como conteúdo questões técnicas como acompanhamento epidemiológico e monitoramento da influenza, etiologia, patogenia, manejo clínico e medidas de prevenção.

SSMG.

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados