O Programa “Bom Dia Divinópolis” recebeu na manhã desta quarta (18), o Prefeito de Moema, Julvan Lacerda, Presidente da Associação Mineira de Municípios – AMM, que na oportunidade falou sobre a campanha que a entidade lançou, para informar e denunciar para a população a situação das prefeituras que estão em dificuldades em razão da falta de repasses de recursos públicos, por parte do Governo de Minas.
Intitulada de “Governo de Minas, pague os municípios mineiros!”, a campanha revela que os números da dívida do estado de Minas Gerais com os municípios já chega à impressionante cifra 7 bilhões bilhoões de reais, no que se refere a repasses constitucionais e convênios atrasados. Os municípios, principalmente os pequenos e que dependem quase exclusivamente dos repasses, estão a ponto de fechar as portas.
Na entrevista, Julvan explica que não os repasses não se justificam, principalmente os do FUNDEB, já que são recursos oriundos da arrecadação que não deixou de ser feita pelo Governo. Ela denuncia também que vem sofrendo retaliação e perseguição por estar enfrentando a gestão de Fernando Pimentel que está tentando descredibilizar o movimento e assim também o seu trabalho.
Após a campanha, a equipe da AMM e a diretoria estão planejando uma grande mobilização dos prefeitos mineiros, cobrando mais respeito e responsabilidade com os cidadãos por parte do governo de Minas Gerais. “Faremos uma conscientização para a população, e depois, se o governo continuar sem nos pagar o que deve, principalmente as parcelas atrasadas dos repasses constitucionais, marcaremos uma paralisação geral. É nos municípios que moramos e o governo precisa entender isso”, avisa o presidente da AMM.