Começou a funcionar recentemente no estado, à Central de Bloqueio de Celulares do Estado de Minas Gerais (Cbloc). Por meio do sistema, quem teve o celular roubado ou furtado poderá bloquear o aparelho, o que pode evitar que o criminoso tenha acesso às informações pessoais do usuário, como mensagens, fotos e vídeos, por exemplo.
Antes, para realizar o bloqueio do celular, era necessário que o usuário tivesse o número de Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI), que pode ser encontrado na caixa do aparelho ou em um adesivo que ficar por trás da bateria. No último caso, o usuário poderia ligar para *#06# para descobrir o código do aparelho.
Porém, em Minas, agora é possível fazer o bloqueio online.
É só acessar o site cbloc.seguranca.mg.gov.br, digitar alguns dados e o REDS, que é o boletim de ocorrência.
Vale ressaltar que pelo menos 25 % das solicitações de bloqueio chegam com dados incorretos ou com falta de informações, por isso o usuário deve ter atenção quanto aos dados digitados, para que o bloqueio seja efetuado com sucesso.
A maioria das falhas é decorrente ao REDS, que deve ser registrado como roubo ou furto de celulares e não como extravio ou perda.
O bloqueio deve ser feito no sistema em até 48h após o crime. Mais informações no telefone 0800 283 01 90.
A plataforma vai trazer mais agilidade e segurança aos usuários, além de diminuir a venda paralela de aparelhos roubados e de vítimas. A Cbloc não bloqueia a linha telefônica, apenas o aparelho celular.