Home » Sofrerá restrições eleitor que não comparecer às urnas sem justificar ausência

Sofrerá restrições eleitor que não comparecer às urnas sem justificar ausência

por Barbacena em Tempo
0 Comente

O eleitor que não comparecer às urnas em outubro deste ano será multado em R$ 3,51 por turno perdido. O valor pode parecer baixo, mas quem não paga-lo ficará em débito com a Justiça Eleitoral.

Sendo assim, não vai poder solicitar a Certidão de Quitação Eleitoral. Quem se ausentou nas duas últimas eleições e completar a terceira falta neste ano, o título de eleitor será cancelado.

Entre as consequências pela ausência na votação estão a proibição de tirar passaporte e a participação de concursos públicos.

A Constituição obriga todo brasileiro acima dos 18 anos a votar. Aos jovens entre 16 e 17 anos, e maiores de 70 anos, o voto é opcional.

No dia nove de maio foi encerrado o período para realizar alterações no documento, como mudança de local de votação e outros dados.

Quem não votar nas eleições deste ano e não justificar a ausência em sessenta dias vai ficar impedido de emitir carteira de identidade, solicitar empréstimos, inscrever-se em concursos públicos e ainda pagar multa.

A/M

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados