O Parque Nacional da Serra da Canastra localizado na cidade de São Roque de Minas, na região Sul do estado, está sofrendo com um incêndio há três dias. O ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, responsável por administrar o local, afirmou que mais de 10 mil hectares já foram consumidos pelo fogo.
Segundo informações do instituto, o incêndio começou na última terça-feira (21), entre as portarias de São João Batista da Serra da Canastra e Sacramento. As chamas se alastraram devido à baixa umidade relativa do ar e aos ventos fortes.
A equipe do Corpo de Bombeiros de Uberaba, o Grupo Ambientalista do Torto e brigadeiros do Parque Nacional de Brasília estão no local para auxiliar no combate as chamas. O governo de Minas também foi acionado e disponibilizou um helicóptero para apoiar os trabalhos.
De acordo com o coordenador de Prevenção e Combate a Incêndios do ICMBio, Christian Berlinck, o vento está sendo o principal obstáculo para conseguir apagar o fogo.
Berlinck ainda afirma que o incêndio está atingindo a região do Zagaia, ou seja, a parte mais complexa e ativa do parque.
Vale ressaltar que o parque fechou as portarias 1,2 e 3 devido ao risco para os visitantes. Mas, a portaria 4, da Cachoeira Casca Danta, está aberta. Além disso, não há previsão para que as chamas sejam controladas.
A/M