Home » ARROZ E FEIJÃO ESTÃO ENTRE OS ALIMENTOS MAIS DESPERDIÇADOS NO BRASIL

ARROZ E FEIJÃO ESTÃO ENTRE OS ALIMENTOS MAIS DESPERDIÇADOS NO BRASIL

por Barbacena em Tempo
0 Comente

O ranking dos alimentos mais desperdiçados são: arroz (22%), carne bovina (20%), feijão (16%) e frango (15%).

O arroz e o feijão, símbolos da culinária brasileira, representam, juntos, 38% de todos os alimentos desperdiçados no País. A indicação é de uma pesquisa da Embrapa e da Fundação Getúlio Vargas, que entrevistou pessoas de diferentes classes sociais das cinco regiões brasileiras.

O arroz lidera a lista: representa 22% do montante jogado no lixo. Ele é seguido pela carne bovina, que totaliza 20% dos alimentos desperdiçados. Já o feijão e o frango registraram 16 e 15%, respectivamente.

Para o analista da Secretaria de Inovação da Embrapa, Gustavo Porpino, os dados mostram um desperdício similar em todas as classes.

“O interessante é que a gente esperava que, no contexto da classe média baixa, o desperdício de alguns alimentos, principalmente frango e carne, fosse percentualmente menor do que nas classes A e B. Mas os dados da pesquisa não mostram isso. Mostram um desperdício similar em todas as classes sociais e em diferentes regiões.”

Entre os motivos do desperdício apontados pelos pesquisadores está a busca pelo sabor e a preferência pela abundância dos consumidores brasileiros.

“A gente percebe que quando esse preparo constante do alimento no lar está aliado a valorização da abundância, ao não planejamento das refeições, isso aumenta a propensão de haver o desperdício de alimentos.”

O levantamento aponta ainda que a maioria das famílias, ou seja 68%, valoriza ter despensa e geladeira cheias. Os pesquisadores ouviram mais de 1.700 famílias brasileiras.

A/M

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados