Home » SEGURANÇA: Lei aumenta proteção para crianças no trânsito

SEGURANÇA: Lei aumenta proteção para crianças no trânsito

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Para proteger as crianças e evitar mortes por acidentes no trânsito, há 10 anos foi criada a chamada lei da cadeirinha, que estabeleceu padrões de segurança para transporte de crianças menores de dez anos.

Não obedecer a lei é considerado uma infração gravíssima e prevê multa, perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e a retenção do veículo até que a irregularidade seja resolvida.

Então para que você proteja melhor as crianças em seu carro, basta ouvir as dicas do diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, Glauber Peixoto.

“Desde o nascimento até o primeiro ano de vida, ela [a criança] é transportada no bebê-conforto. Esse dispositivo fica de costas para o painel do veículo segurando a criança tanto pelo cinto próprio de cinco pontos, além do cinto de segurança do próprio veículo. De um a quatro anos a criança passa a utilizar a cadeirinha, que já fica presa pelo cinto de segurança, também tem o cinto próprio no dispositivo já de frente para o painel do veículo”.

E se você ficou com dúvidas sobre o uso de cadeirinha no carro para as crianças após quatro anos de idade , o diretor do Detran DF, Glauber Peixoto, completa a explicação.

“De quatro anos a sete anos e meio a criança utiliza o assento de elevação, também conhecido como ‘Buster’. Esse dispositivo eleva a criança para que cinto de segurança não fique na altura do pescoço. E também a parte sub-abdominal do cinto de segurança, através de um as alças laterais dispositivo permanente na altura da pélvis, para que em caso de impactos frontais a criança tenha um pouco mais segurança mesmo ainda estando no estágio de desenvolvimento”.

A partir dos sete anos e meio até completar dez anos, a criança não precisa mais usar cadeirinha nem qualquer outro dispositivo, mas com essa idade só é permitido ficar no banco traseiro, ou seja, a criança ainda não pode usar o banco da frente. Só a partir dos dez anos em diante é que a criança pode seguir no banco da frente. Em todos os casos ainda é obrigatório usar o cinto de segurança.

A/M

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados