A ação ocorreu nesse sábado (22) e diversos vídeos têm circulado na internet.
O Sistema Globo de Rádio promoveu neste final de semana a derrubada da torre que sustentava as antenas da Rádio Globo AM 1220 e CBN AM 860 do Rio de Janeiro. Conforme publicado pelo tudoradio.com no começo do mês, o SGR ‘desligou” as duas tradicionais frequências devido ao alto custo de manutenção. Apenas a Rádio Globo AM 1100 de São Paulo permanece no ar.
Diversos vídeos estão circulando pela internet mostrando a queda da torre. O SGR desligou a CBN AM 780 de São Paulo que ficou com a CBN FM 90.5; a CBN AM 860 do Rio de Janeiro e ficou exclusivamente em 92.5 FM; a CBN AM 1150 de Belo Horizonte e ficou a CBN FM 106.1 e a Rádio Globo AM 1220 AM do Rio de Janeiro, permanecendo a Rádio Globo FM 98.1.
Vale lembrar que o Sistema Globo de Rádio já não afilia mais emissoras na faixa AM há pelo menos dois anos, mantendo apenas as afiliadas AMs que já estão em processo de migração para a faixa FM. Toda a expansão recente das duas bandeiras envolveu rádios FMs.
Com os encerramentos, o Sistema Globo de Rádio encerra uma longa trajetória histórica de suas emissoras AMs, com destaque para a 1220 AM do Rio de Janeiro, esta que por 42 anos carregou a marca e viveu diferentes fases do nome Rádio Globo (esta que estava por 73 anos no AM carioca).
Segundo informações extraoficiais obtidas pelo tudoradio.com, a decisão de manter a 1100 AM de São Paulo no ar visa completar a área de cobertura da atual Rádio Globo FM 94.1 da capital paulista, estação que ainda passa por uma série de ajustes técnicos para ampliar a sua capacidade de cobertura em São Paulo e região metropolitana. Já a 780 AM, que trabalhava em conjunto com a CBN FM 90.5, teve a sua transmissão encerrada na capital paulista.
A/M