Home » Doação de órgãos aumenta no Brasil

Doação de órgãos aumenta no Brasil

por Barbacena em Tempo
0 Comente

O Brasil vai bater recorde no número de transplantes de órgãos, tecidos e células realizados no país, por causa do aumento de doações de órgãos. Se os números se mantiverem como no primeiro semestre deste ano, a expectativa é alcançar, até o final de 2018, 2.200 transplantes de fígado, 130 de pulmão e 382 de coração.

Ainda segundo a projeção, os transplantes de medula óssea também vão alcançar seu maior número na série histórica, que é o de 2.684. Mas a história da doação de órgãos é, também, uma história de amor que envolve o doador, a família de quem doa e a pessoa que recebe.

Aos dez anos de idade a menina Ana Júlia Alves precisou de um transplante de coração e a espera não durou muito. Um ano depois do transplante, Júlia fala de como era a vida antes e depois da doação.

“Antes era, tipo, tudo ruim. Eu não conseguia nem pintar meus desenhos, não conseguia pentear o cabelo, beber água era muito ruim… Agora, hoje eu já posso fazer tudo isso, eu já posso brincar, posso correr, posso fazer tudo”.

Os dados foram apresentados nessa quinta-feira (27), quando também foi lançada a Campanha Nacional de Incentivo à Doação. Neste ano o slogan é “Espalhe amor. Doe Órgãos”. Por isso, o secretário executivo do Ministério da Saúde, Adeílson Cavalcante, fala da importância de conscientizar a população para avisar a família pelo desejo de ser um doador de órgãos.

“Nós temos que falar com as pessoas, temos que falar com o coração das pessoas. As pessoas têm que ver todos os dias exemplos positivos. E ver também as dificuldades, porque é um momento delicado por trás de um ato de solidariedade.

A política pública esbarra em determinado momento de eficiência, mas ela não pode tudo. E a população tem que ter a certeza de que vai encontrar condições adequadas”.

O balanço aponta crescimento de 7% no número de doadores efetivos de órgãos, passando de 1.653 para 1.765. Em números absolutos, o país conta com 3.530 doadores, em todo o ano de 2018. Esse número é 86% a mais que em 2010.

A/M

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados