Conhecido desde a época em que Portugal comandava o país, o Queijo do Serro, produzido na cidade do Serro, na região Central de Minas, que contém características como clima e altitude que contribuem para suas propriedades, teve a marca lançada para ressaltar qualidade da iguaria.
O lançamento da marca foi realizado pelo Sebrae Minas, em parceria com a Associação dos Produtores Artesanais de Queijo do Serro (Apaqs), neste mês. O selo garante a qualidade do legítimo queijo artesanal.
A iguaria produzida na região é registrada como Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro e certificada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) . O queijo ainda tem o selo Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP), que garante sua origem.
São aproximadamente 750 produtores que fazem, em média, 15 unidades do queijo, somando, aproximadamente 3,66 mil toneladas anuais, conforme cadastramento realizado pelo Sebrae, em conjunto com a Universidade Federal de Viçosa.
Internacional
Em 2017, o queijo produzido na região do Serro ganhou quatro medalhas em um concurso chamado “Mundo do Queijo”, realizado na cidade de Tours, na França. Na concorrência com outros 700 produtos, de 20 países, a iguaria levou três medalhas de prata e uma de bronze, se destacando na premiação.
A/M