Home » Sesaps informa sobre situação de tuberculose em Unidade Prisional

Sesaps informa sobre situação de tuberculose em Unidade Prisional

por Barbacena em Tempo
0 Comente

A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesaps) e a Coordenação de Vigilância em Saúde, vem, por meio deste comunicado, esclarecer sobre a situação de dois casos confirmados de tuberculose na Unidade Prisional de Barbacena.

Assim que a coordenação tomou conhecimento do fato da suspeita de tuberculose, foi mobilizada uma força tarefa de profissionais técnicos e especialistas no assunto, junto com a direção da Unidade Prisional e sua equipe, com participação direta da Comissão de Direito Penal e Assuntos Carcerários da OAB.

Dentro de uma estratégia de bloqueio epidemiológico, estão sendo realizados atendimentos médicos e solicitação de exames,  a fim de averiguação clínica e patológica de todos os detentos e funcionários da instituição carcerária. A Secretaria Municipal de Saúde reitera que está trabalhando na situação, com o intuito de preservar a integridade da saúde de todos.

Sobre a doença – Segundo o Ministério da Saúde, a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. A transmissão da tuberculose é plena enquanto o indivíduo estiver eliminando bacilos.

Com o início do esquema terapêutico adequado, a transmissão tende a diminuir gradativamente e, em geral, após 15 dias de tratamento, chega a níveis insignificantes.

No entanto, o ideal é que as medidas de controle de infecção sejam implantadas até que haja a negativação do risco transmissão. A tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados