O DIA DA BANDEIRA NACIONAL FOI INSTITUÍDO NO ANO DE 1889, POR MEIO DO DECRETO LEI Nº 4, EM HOMENAGEM À BANDEIRA DA PÁTRIA, CRIADA QUATRO
DIAS APÓS A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA.
COM O FIM DO PERÍODO IMPERIAL (1822-1889), A BANDEIRA QUE REPRESENTAVA O IMPÉRIO, PROJETADA POR JEAN BAPTISTE DEBRET, FOI ATUALIZADA PELA REPUBLICANA, DESENHADA POR DÉCIO VILLARES.
A IMPORTÂNCIA DESSE SÍMBOLO DE NOSSA PÁTRIA ESTÁ RELACIONADA À IDENTIDADE NACIONAL.
A BANDEIRA BRASILEIRA REPRESENTA A UNIDADE, A SOBERANIA DO BRASIL – NO TOCANTE À BELEZA DE SUAS RIQUEZAS NATURAIS E PELA SINGULARIDADE DE SEU POVO.
O AURIVERDE PENDÃO DE NOSSA PÁTRIA SE DESTACA POR SUAS CORES VIVAS E VIBRANTES, AS QUAIS SIMBOLIZAM AQUILO QUE NOS É MAIS PRECIOSO:
A NATUREZA EXUBERANTE, SINALIZADA PELA COR VERDE, NOSSAS RIQUEZAS MINERAIS, DESTACADA PELO OURO ENCONTRADO EM NOSSA NAÇÃO E SIMBOLIZADA PELA COR AMARELO, NOSSAS ÁGUAS PURAS E O CÉU BRASILEIRO, MARCADOS NA COR AZUL E A PAZ, QUE TANTO BUSCAMOS E DESEJAMOS PARA O NOSSO POVO, FECHAM A AQUARELA BRASILEIRA COM A COR BRANCO.
COMPLEMENTAM O SÍMBOLO NACIONAL AS ESTRELAS REPRESENTATIVAS DOS ESTADOS BRASILEIROS E DO DISTRITO FEDERAL, E A FRASE “ORDEM E PROGRESSO”, ABREVIAÇÃO DO LEMA POSITIVISTA DO FRANCÊS AUGUSTE COMTE: “O AMOR POR PRINCÍPIO E A ORDEM POR BASE; O PROGRESSO POR FIM”.
POR TODAS ESSAS RAZÕES, A POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS REAFIRMA O SEU RESPEITO À DEFESA DA SOCIEDADE BRASILEIRA, PERFILANDO A VISÃO DE MUNDO QUE SUSTENTA A IDENTIDADE ORGANIZACIONAL, COM AQUELA DEFENDIDA POR TODAS AS OUTRAS ORGANIZAÇÕES, ESPECIALMENTE AS FORÇAS ARMADAS, QUE TAMBÉM NO DIA DE HOJE HONRAM O PAÍS AO QUAL TÊM O DEVER DE PROTEGER.
CUIDAR DESSE PATRIMÔNIO QUE É A BANDEIRA NACIONAL, POR MEIO DESSA SOLENIDADE CÍVICO-MILITAR; HASTEÁ-LA EM TOM SOLENE; REVERENCIÁ-LA SOB O TOQUE DA CORNETA; FAZÊ-LA ELEVAR-SE AO TOPO DENTRE OS MASTROS LATERAIS DA BANDEIRA DE MINAS E DO PENDÃO DA PMMG:
TUDO ISSO QUER SIGNIFICAR QUE A FARDA, OS REGULAMENTOS, AS ORES HERÁLDICAS, ENFIM, A CULTURA DA POLÍCIA MILITAR DOS MINEIROS, ESTÁ ORIENTADA, INEXORAVELMENTE, PARA A CONCRETIZAÇÃO E A PERENIZAÇÃO DESSE IDEAL DE CONVÍVIO HARMONIOSO E PACÍFICO ENTRE OS CIDADÃOS E DE PROTEGÊ-LOS.
QUE NESTE DIA DA BANDEIRA, NOSSO LINDO PENDÃO DA ESPERANÇA E NOSSO SÍMBOLO AUGUSTO DA PAZ, CONTINUE ILUMINANDO A GRANDEZA DA NOSSA PÁTRIA E DE NOSSA GENTE.
QUE ALIMENTE EM CADA BRASILEIRO A CRENÇA NUM FUTURO MELHOR, SOBRETUDO NESTE MOMENTO TÃO DESAFIADOR DA HISTÓRIA DO NOSSO PAÍS, EM QUE A ÉTICA E OS VALORES CÍVICOS, MORAIS E DEMOCRÁTICOS PARECEM AMEAÇADOS, MAS QUE COM NOBREZA DE SENTIMENTO, COM MUITO TRABALHO, COM DEDICAÇÃO E COM DIGNIDADE, VOLTAREMOS A VER NOSSA PÁTRIA EM DESTAQUE NO CENÁRIO MUNDIAL, POR NOSSA ESSÊNCIA DE SIMPLICIDADE E DE ALEGRIA.
QUE NOSSA FORMOSA BANDEIRA FAÇA VIBRAR, EM NOSSO TEMPO E NOS QUE VIRÃO, A SOLIDARIEDADE, A JUSTIÇA, O AMOR, A HARMONIA E A PAZ!
QUARTEL DO COMANDO GERAL EM BELO HORIZONTE, 19 DE NOVEMBRO DE 2018.
HELBERT FIGUEIRÓ DE LOURDES
CORONEL PM COMANDANTE-GERAL