O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou a produção das placas de identificação dos veículos brasileiros no padrão dos países do Mercosul. Entretanto, o Departamento Estadual de Transito de Minas Gerais (DETRAN) adiou o prazo para implantação no estado.
O órgão informou, nesta sexta-feira (30), que pediu o adiamento da obrigatoriedade da regra para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Inicialmente, o novo modelo deveria entrar em vigor a partir deste sábado (01). Agora, só será implementado no estado no próximo dia 17.
O novo padrão tem quatro letras e três números, diferente do modelo usado até então, com três letras e quatro números. Os departamentos de transito de todo país tem até dezembro deste ano para se enquadrar e passar a registrar os veículos com os novos modelos.
Conforme a resolução, a medida se aplica a todos os tipos de veículo, incluindo reboques, semirreboques, motocicletas, triciclos, motonetas, ciclo elétricos, quadriciclos, ciclomotores, tratores e guindastes, que serão identificados por uma única placa, instalada na parte traseira.
Para veículos já emplacadas, a troca será opcional. As novas placas são revestidas com película retrorrefletiva e têm fundo branco com margem superior azul. Além de estampar a bandeira brasileira com o símbolo do Mercosul. O novo modelo mantém as atuais sete caracteres alfanúmericos e apresenta ainda um número de ID único para coibir fraudes.
A/M