Home » Paróquia realiza desinfestação em retábulos de altares do Santuário da Piedade

Paróquia realiza desinfestação em retábulos de altares do Santuário da Piedade

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Numa importante ação de preservação do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, um dos cartões postais da cidade, a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade realiza esta semana a desinfestação de alguns retábulos no combate aos cupins.

A imunização abrange partes das duas torres dos sinos e do relógio; do altar do Sagrado Coração de Jesus, um dos altares laterais mais danificados; no altar mor, no cômodo atrás do altar principal e nas duas colunas do coro que estão muito danificadas pelos cupins.

A desinfestação vem sendo executada pela empresa Econtrole Pesquisa e Consultoria, da cidade de Viçosa, especializada neste tipo de trabalho.

O investimento é de exatamente R$ 10.960,22, recursos estes que são frutos de uma campanha que a Paróquia promoveu durante o Jubileu da Piedade, em setembro do ano passado.

Por causa destes trabalhos, o Santuário de Nossa Senhora da Piedade está de portas fechadas até quinta-feira, dia 6. Durante estes quatro dias, todas as missas estão sendo celebradas na Capela do Educandário, ao lado do Santuário. Na sexta-feira, dia 7, o Templo volta a estar aberto toda a população. “Começamos a elaborar na Paróquia, desde o início do ano, um projeto focado na restauração  artística do Santuário.

Quando começamos a pesquisa, foi constatada, em alguns retábulos do templo, a infestação de cupins. A equipe que elaborava o projeto orientou que convidássemos uma empresa especializada para fazer a análise desta infestação e, assim, poder fazer a imunização desses locais”, esclareceu padre Danival Milagres, responsável pela Paróquia da Piedade.

Disse ainda que a imunização de todos os retábulos do Santuário será feita quando for restaurar toda a parte artística da Matriz.

Segundo ele, foi contratada uma empresa especializada porque conhece também as exigências
do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, uma vez que os produtos  utilizados não podem colocar em risco nenhuma parte artística existente no Santuário.

Fonte:Márcio Cleber

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados