A Nunciatura Apostólica no Brasil anunciou na manhã de ontem (12/12) a nomeação do dom José Eudes Campos do Nascimento para a Diocese de São João del-Rei.
A decisão do Papa Francisco transfere dom José Eudes, da diocese de Leopoldina, para o cargo que está vago desde o falecimento de dom Célio de Oliveira Goulart, em janeiro deste ano.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma mensagem de apoio a José Eudes Campos do Nascimento. O texto é assinado pelo secretário-geral da Conferência, dom Leonardo Steiner.
A posse está marcada para dois de fevereiro de 2019, na “Festa da Apresentação do Menino Jesus no Templo e de Nossa Senhora da Luz”.
A data foi divulgada pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, porque as duas igrejas pertencem à Província Eclesiástica de Juiz de Fora. Atualmente, padre Dirceu de Oliveira Medeiros, atual vigário geral, exerce a função de administrador diocesano.
O Novo Bispo
Dom José é barbacenense, nascido em 30 de abril de 1966. Estudou filosofia no Instituto Santo Tomás de Aquino, em Belo Horizonte, e cursou teologia no Seminário Arquidiocesano de Mariana.
Tornou-se sacerdote em 22 de abril de 1995, atuando em diversas paróquias da Arquidiocese de Mariana e, antes de sua nomeação, trabalhou como pároco da paróquia Santa Efigênia, em Ouro Preto.
Em 2012 foi nomeado bispo pelo Papa Bento XVI. Recebeu a sagração episcopal em setembro do mesmo ano, pelas mãos de dom Geraldo Lyrio Rocha – arcebispo de Mariana, dom Gil Antônio Moreira – arcebispo de Juiz de Fora, e dom Francisco Barroso Filho – bispo emérito da cidade de Oliveira. Tomou posse na diocese de Leopoldina no fim do mesmo mês. Seu lema episcopal é: “Servus in charitate” que significa “Servo no amor”.
A/M F/B