Home » Apreensão de produtos piratas e contrabandeados atinge recorde em 2018

Apreensão de produtos piratas e contrabandeados atinge recorde em 2018

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Entre janeiro e novembro de 2018, a Receita Federal apreendeu cerca de R$ 3 bilhões em mercadorias contrabandeadas, irregulares ou piratas. O número é o maior resultado da série histórica e representa um aumento de quase 30%.

Um dos principais produtos contrabandeados para o Brasil é o cigarro. Foram 263 milhões de maços apreendidos de janeiro a novembro. O número de drogas encontradas nas cargas fiscalizadas também chama a atenção: cerca de 30 toneladas de cocaína.

Luciano Godoy, advogado e professor da Fundação Getúlio Vargas, ressalta a necessidade de o governo federal reforçar os controles nas fronteiras, especialmente na Amazônia e na fronteira com o Paraguai, principal porta de entrada de cigarros contrabandeados.

Sonora: “A logística que o crime do contrabando de cigarros se utiliza é a mesma do traficante de drogas, é a mesma do tráfico de armas, é a mesma do contrabando de agrotóxicos. As estradas e as áreas são as mesmas. Quando você melhora a infraestrutura de combate, de vigilância, e as condições socioeconômicas das regiões, o contrabando não se cria.”

Estudo recém-divulgado pela Fundação Getúlio Vargas e pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial mostra que a crise econômica e o desemprego estão entre as principais causas do aumento da chamada economia subterrânea – produção de bens e serviços por meio de sonegação de impostos e descumprimento de legislação trabalhista.

Por ano, apenas o contrabando de cigarros gera prejuízos de cerca de R$ 7 bilhões em impostos que deixam de ser arrecadados pelos governos federal e estaduais.

A/M

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados