Home » BNDES divulga lista com 50 maiores clientes dos últimos 15 anos

BNDES divulga lista com 50 maiores clientes dos últimos 15 anos

por Barbacena em Tempo
0 Comente

PETROBRAS LIDERA COM O MAIOR VALOR NEGOCIADO COM A INSTITUIÇÃO FINANCEIRA ENTRE 2004 E 2018.

A promessa de abrir a “caixa preta” do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), feita pelo presidente Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral, começa a ser cumprida.

A instituição divulgou nesta sexta-feira (18) uma lista com os 50 maiores clientes, além de todas as operações realizadas com eles nos últimos 15 anos. Empresas como Petrobras, Embraer, Vale, Odebrecht, JBS, Tim, Oi, e estados como São Paulo, Santa Catarina e Ceará estão na lista dos tomadores de recursos do Banco.

De acordo com os dados divulgados, o maior valor negociado com o BNDES, entre 2004 e 2018, pertence à Petrobras: R$ 62 bilhões e 429 milhões. A segunda empresa que mais utilizou recurso da instituição financeira foi a Embraer. A fabricante de aviões contratou valores que somam R$ 49 bilhões e 377 milhões, no mesmo período.

Segundo o BNDES, o objetivo da mudança para facilitar a verificação dos dados é “tornar a navegação mais amigável e acessível”, conferir mais transparência e facilitar ao público o entendimento sobre as operações e investimentos do Banco.

Por meio de nota, o BNDES afirma que “a disponibilização da lista (…) é parte do esforço de transparência que o Banco tem feito e que deve ser a marca das suas ações sempre”.

Jair Bolsonaro comemorou o ato do Banco. Em seu Twitter, o presidente disse que “Ainda vamos bem mais a fundo! BNDES divulga interessante link identificando os países que usaram os recursos financeiros do Brasil e os motivos dos empréstimos”.

O banco também forneceu um novo acesso direto aos contratos de exportação de bens e serviços brasileiros de engenharia para projetos em outros países. Podem ser encontrados contratos de projetos na Argentina, Paraguai, Peru e Venezuela, por exemplo.

Na segunda semana de mandato, Bolsonaro deu posse ao novo presidente do BNDES, Joaquim Levy. Durante solenidade, ele disse que é necessário repensar a atuação do banco, de modo que a instituição dependa menos de recursos do Tesouro Nacional.

O BNDES foi criado em 1952, durante o governo de Getúlio Vargas, com o objetivo de financiar o desenvolvimento da economia, por meio de empréstimos de longo prazo e taxas de juros mais baixas, tanto para empresas como para governos estaduais e municipais.

A/M

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados