Home » Ovo pode representar perigo à saúde caso não seja bem preparado

Ovo pode representar perigo à saúde caso não seja bem preparado

por Barbacena em Tempo
0 Comente

O ovo está na boca do povo desde a última semana, com a quebra do recorde da foto mais curtida na rede social Instagram. A foto de um ovo, publicada pela conta @world_record_egg, já atingiu 50 milhões de curtidas no site e a tendência é que essa foto ganhe outras milhões de curtidas nos próximos dias.

O mesmo ovo que virou foco da internet nos últimos dias também pode representar perigos à saúde caso não seja bem preparado. Segundo a nutricionista e coordenadora do Serviço de Nutrição do Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, Cibele Paiva, o ovo é um vetor da Salmonella, uma bactéria perigosa, que pode surgir através de alimentos mal preparados ou mal conservados e pode levar uma pessoa a morte.

“Temos que tomar muito cuidado com o ovo, desde o momento da compra até o preparo. A Salmonella está presente nas fezes dos animais. Quando a galinha põe os ovos, automaticamente o ovo já está sendo contaminado. E essa bactéria passa da casca para a clara e para a gema. Quando não se cozinha o ovo em sua totalidade, ou seja, quando a gema ainda fica amolecida, é sinal que a alta temperatura ainda não atingiu o centro geométrico do ovo. Neste ponto, é possível que a Salmonella ou resíduos dela ainda estejam presentes. Essa bactéria é resistente, podendo ultrapassar a parede do intestino, e é responsável por intoxicações alimentares”.

Como certificar se o ovo pode ser consumido?

Muitas pessoas gostam de comer ovo frito com a gema amolecida. Porém, Cibele Paiva alerta que isso é um risco para a saúde. Por isso, é necessário que o ovo esteja bem preparado:

“Tanto no ovo frito e no ovo cozido, a gema tem que estar endurecida. No caso do ovo cozido, o tempo médio recomendado para cozinhá-lo, após a fervura da água, é de pelo menos sete minutos, para que a alta temperatura da água atinja todo o centro geométrico do ovo. Outro cuidado é com a clara do ovo. Muitas pessoas gostam de usar a clara em neves para fazer sobremesas. Isso é perigoso, porque a Salmonella também se encontra nela. É recomendável usar outro tipo de cobertura, como o chantilly, por exemplo”.

Sobre o Hospital Ibiapaba CEBAMS:

O Hospital Ibiapaba é uma das unidades do Centro Barbacenense de Assistência Médica e Social (CEBAMS), entidade filantrópica sem fins lucrativos que presta serviços de saúde. Localizado em Barbacena (MG), o Hospital é referência nos serviços de alta complexidade em Cardiologia e Oncologia na Região Ampliada de Saúde Centro-Sul de Minas Gerais. A instituição possui a certificação ISO 9001:2015 e recebeu o reconhecimento do Prêmio Mineiro da Qualidade 2017.

Hospital Ibiapaba CEBAMS

 

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados