Home » Estudantes mineiros participam de intercâmbio de um ano na Itália

Estudantes mineiros participam de intercâmbio de um ano na Itália

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Laura Moura Campos e Vinicius Sabino Pires são alunos da Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo, em Ibirité.

Desde o final do mês de janeiro deste ano, a rotina da estudante Laura Moura Campos mudou. Antes, ela acordava, ia para a escola e depois para o trabalho. Hoje, a aluna do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo, em Ibirité, vai para a escola de manhã e depois faz academia, esqui ou patinação no gelo. O cotidiano diferenciado também está relacionado ao país onde ela vive atualmente: a Itália. Laura participa de um intercâmbio de um ano, que é resultado de uma parceria entre a Fundação Helena Antipoff , a AFS Intercultura Brasil e a empresa Ibiritermo.

Atualmente, Laura mora no norte da Itália, em Monasterolo di Savigliano, na casa de uma família acostumada a receber intercambistas. “A recepção foi muito bacana. Eu estou aprendendo muito sobre a cultura italiana e tendo a oportunidade de ensinar também. Eles querem saber coisas sobre o Brasil, como o carnaval. Falei com eles que não é só a festa tem vários aspectos culturais envolvidos. A comida aqui também é bem diferente. São muitos aspectos que estão me fazendo crescer bastante”, conta.

Além da imersão cultural, ela também tem a oportunidade de estudar no país. “Vou ficar aqui um ano letivo. O estudo aqui começa em setembro e acaba no meio do ano. Estou pegando o final de um ano letivo e depois vou pegar o início de outro. Estou muito feliz, principalmente, porque as matérias que eles estudam aqui são bem parecidas com as do Brasil e tem algumas coisas que eu já tinha estudado”, afirma.

Assim como Laura, o estudante da mesma escola Vinicius Sabino Pires também participa do intercâmbio. Ele está em Forlì, na Itália.

A iniciativa

O projeto ‘Intercâmbio Cidadãos para o Mundo’ tem como objetivo enviar para intercâmbio internacional alunos do Ensino Médio da Escola Sandoval Soares de Azevedo, pertencente à Fundação Helena Antipoff. De um total de 750 estudantes foram pré-selecionados 100 alunos que participaram de atividades e dinâmicas propostas pela AFS, entre elas aulas de inglês ofertadas pela Fundação e o “Efeito +” que trabalha, por meio de oficinas, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Dentre os 100 pré-selecionados foram selecionados 20 semifinalistas que foram encaminhados para etapa final: entrevistas individuais e dinâmicas de grupo.

A iniciativa prevê que intercambistas de vários países, dentre eles Tailândia e Alemanha, também venham para Minas Gerais.

SEEMG

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados