Em função das fortes chuvas que caíram em Barbacena no dia 20 de fevereiro, o Comando da 13ª Região da Polícia Militar instalou no dia 21 o Sistema de Comando em Operações (SCO).
A reunião aconteceu no prédio da 13ª RPM sob o comando do Chefe do Estado-Maior da Unidade, Ten Cel Ângelo Augusto de Pádua e Silva, e contou com a participação de diversos órgãos como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, OAB, Polícia Civil, Guarda Municipal e Prefeitura, entre outros.
O objetivo do SCO foi reunir dados do que a chuva causou em Barbacena e definir diretrizes para cada órgão sanar os transtornos causados.
Além de alagamentos em vários pontos da cidade, cerca de 30 pessoas ficaram desalojadas e mais 33 pessoas foram afetadas.
Através do SCO, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) disponibilizou para Barbacena ajuda humanitária com a doação de 35 colchões, 35 kits d’água (cada um com 12 garrafas de 250 ml), 35 kits higiene, 35 cestas básicas, 35 cobertores e 35 travesseiros.
A entrega será feita pela Subsecretaria de Assistência Social do município. O Sistema de Comando em Operações é uma ferramenta gerencial para planejar, organizar, gerir e controlar as operações de respostas em situações críticas, fornecendo um meio de articular os esforços dos órgãos individuais quando esses atuam no mesmo objetivo, ou seja, estabilizar situações críticas.
O SCO continua ativo tendo em vista que o período chuvoso se estende até o fim de março. A Prefeitura decretou no dia 25 de fevereiro situação de emergência no município.
Núcleo de Comunicação Organizacional da 13ª RPM