O presidente da Vale, Fabio Schvartsman, e três diretores da mineradora foram afastados por decisão do Conselho de Administração da empresa.
Segundo nota divulgada pela empresa, os pedidos de afastamento foram feitos pelos próprios executivos, depois de recomendações do Ministério Público Federal (MPF), da Polícia Federal (PF), do Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) e da Polícia Civil do estado.
A decisão de aceitar os pedidos de afastamento foi tomada entre a noite de sexta-feira (1º) e a madrugada de sábado (2).
A presidência interina da empresa já foi assumida pelo diretor executivo de Metais Básicos da Vale, Eduardo de Salles Bartolomeo, conforme plano de interinidade previamente discutido.
Além de Schvartsman, os diretores Executivo e de Planejamento de Ferrosos e Carvão e o de Operações do Corredor Sudeste, deixaram os cargos.
A empresa informou que o Conselho de Administração permanece em prontidão, na busca de um relacionamento transparente e produtivo com as autoridades brasileiras, visando ao esclarecimento dos fatos, à reparação apropriada dos danos e à integridade da empresa.
A Vale informou, ainda, que manterá a sociedade e os mercados informados sobre qualquer fato novo.
A/M