Inserida no Programa Nacional de Imunização (PNI), Barbacena promove, a partir do dia 10 de abril, a 21ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (Gripe). Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e a central de vacinação vão realizar a imunização da população. Além disso, o dia 4 de maio (sábado) será marcado pelo “Dia D” de mobilização. A campanha irá até o dia 31 de maio.
Em Barbacena, o público-alvo é de 35.930 pessoas e a meta é de vacinar 90% dessa população. Além de indivíduos com 60 anos ou mais, devem ser vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
Conforme informe do Ministério da Saúde, a estratégia de vacinação considerará momentos específicos para a mobilização da população: no período de 10 a 19 de abril, haverá a vacinação contra influenza, em todo país, de crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes, e também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação, conforme a situação encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.
Já no período de 22 de abril a 31 de maio, a vacinação contemplará todos os grupos prioritários em todo o país e, bem como ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação de crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes, conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.
Campanha foi antecipada – O início da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza foi antecipado para o dia 10 de abril, após articulação do Ministério da Saúde com o Instituto Butantan, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A partir de 25 de março, terá início a distribuição da vacina influenza para as Unidades Federadas de maneira gradual, até atingir 36 milhões de doses para o início da campanha, em 10 de abril. É importante destacar que nos últimos três anos a meta de 90% não foi alcançada nos grupos de crianças e gestantes.
PMB