Home » OPERAÇÃO ÁFRICA – CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS

OPERAÇÃO ÁFRICA – CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS

por Barbacena em Tempo
0 Comente

OPERAÇÃO ÁFRICA – CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS ENVIA MILITARES PARA APOIAR AS AÇÕES DE BUSCA E RESGATE NE ÁFRICA.

O ciclone Idai, que atingiu o sudeste da África, já provocou mais de 750 mortes em Maçambique, Zimbabué e Malawi. Mais de 2,5 milhões foram diretamente afetadas e as inundações decorrentes do fenômeno atingiram também Madagascar e África do Sul.

Após acionamento do Governo Federal, com a interlocução do Ministério das Relações Exteriores, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) enviará 20 militares especialistas para atuar em operações de busca, salvamento e gestão do desastre na área afetada.

Os militares são especialistas em doutrinas de Salvamento em Soterramentos, Enchentes e Inundações (SSEI), Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC), Operações Aéreas (OA), entre outras especialidades.

A princípio, os militares ficarão estabelecidos na região das cidades de Beira e Dondo, em Moçambique, locais severamente destruídos pelo ciclone. Junto aos militares, que serão transportados por aeronave das Forças Armadas, o CBMMG enviará 2 picapes, 2 botes, 3 drones com imageadores térmicos e ferramental específico da atividade, como desencarceradores e expansores hidráulicos. Os bombeiros levam consigo todo o material para conseguirem desempenhar suas atividades de maneira autônoma, inclusive no que tange à alimentação e hidratação.

A tropa mineira é considerada referência mundial nesse tipo de atividade, com experiência nas reiteradas enchentes e inundações que já ocorreram nas Minas Gerais. Além disso, durante a operação em Brumadinho, mais uma vez a eficácia das técnicas e doutrinas aplicadas aqui foram exemplo para as demais equipes de busca e salvamento do mundo, servindo de aprendizado, inclusive, para a tropa de Israel. Por esse motivo, a tropa do CBMMG será a primeira Corporação brasileira a prestar apoio ao desastre.

A previsão da participação do CBMMG na Operação África é de 15 dias. Os militares atuarão não somente nas ações de busca e resgate, mas também nas atividades de planejamento e inteligência de busca, com o conhecimento aplicado acerca de mapeamento estratégico, georreferenciamento, busca aérea, entre outros.

O empenho dos militares não impactará a atuação do CBMMG em Brumadinho ou nas outras cidades, visto que o planejamento de rodízio das equipes já contemplava essa e outras possibilidades de apoio.

Considerando as condições extremas de um desastre desta proporção, dentro do possível, o Corpo de Bombeiros produzirá imagens e boletins informativos sobre as ações dos militares para compartilhamento com toda a imprensa.

Importante: O embarque dos militares está previsto para esta sexta-feira (29/03). No entanto, o horário e o local ainda não foram definidos tendo em vista que a tramitação destes detalhes permanece em andamento final com a Força Aérea Brasileira (FAB). Por se tratar de um apoio humanitário emergencial, os militares já estão de prontidão e o embarque poderá ocorrer a qualquer momento. Tão logo essa informação seja confirmada informaremos em todos os nossos canais de comunicação e será concedido acesso à imprensa para cobertura do embarque, mediante prévio credenciamento no local.

Teremos fonte no local para atendimento, a princípio será o Coronel Erlon, Sub-Comandante Geral do CBMMG.

Mais uma vez o CBMMG reafirma seu compromisso inequívoco em salvar vidas, onde for necessário, por meio de sua excelência técnica e operacional.

CBMMG

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados